Filme velho review – Memento (Amnésia)

Salve salve seres humanos da terra. Começando o blog com o review de um filme que eu revi recentemente. Eu tinha visto quando eu era apenas um jovem catarrento e não lembrava de quase nada.

Hoje eu vou falar do clássico Memento.

 

memento

 

Memento foi lançado em 2000 e veio pro Brasil como Amnésia (apesar de não se tratar exatamente de amnésia). É dirigido por Cristopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas e o Grande Truque) e estrelado por Guy Pierce.

Apesar de ser um filme complexo, o plot do filme é bem simples. O filme conta a história de Leonard Shelby, um homem que sofre de amnésia anterógrada, uma condição que impede que ele adquira novas memórias, tentando descobrir quem foi o homem que estuprou e assassinou sua esposa. Para resolver o caso tendo que lidar com suas perdas de de memória, Leonard, Lenny, é bastante organizado, tira fotos com uma polaroid e chega a tatuar os fatos mais importantes no corpo para lembrar.

 

memento_mem_tattoo

 

Acho que se eu falar mais do que isso já pode entrar em spoilers. Então vamos lá: Por que memento é bom?

A palavra é montagem. A narrativa do filme não é linear. Rapidamente você percebe que a montagem do filme é feita de trás para frente nas cenas coloridas e de frente para trás chegando ao fim do filme num ponto médio das duas narrativas que são a mesma.

memento

 

Na primeira cena do filme (que é a última se fosse colocado em ordem cronológica) Lenny mata Teddy. E por incrível que pareça, o filme te prende mesmo você sabendo como a história “acaba”. No fundo o que te prende é querer saber como a história começa.

Outro ponto forte é que a narrativa tem como ponto de observador o próprio Lenny, não há nada que aconteça que esteja longe dele. Considerando que é um cara que tem problemas de memória, toda a história é baseada no conceito de narrador não confiável, tendo sua credibilidade questionada todo o tempo. Isso é sensacional.

Enfim, o final do filme é de escorrer sangue do nariz. Se você ainda não viu, veja, se você já viu você já sabe que é um filme que sempre vale a pena rever.

Se você não se convenceu ainda, saiba que tem a Carrie-Anne Moss.

memento carrie anne moss

É isso galera. Taí um filme foda que eu recomendo. Ele está disponível no Netflix e por aí na locadora do Sparrow pra quem quiser.

Tchal. Um abraço.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...