Buracos Negros, por Stephen Hawking – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Esses dias a Amazon fez uma promoção gigante com um monte de promoções e tudo mais. Essa promoção me arrancou vários dinheiros e eu comprei vários livros. Um deles foi o Buracos Negros, do fodarástico Stephen Hawking.

 

buracos negros stephen hawking

 

O livro é menor do que eu esperava. É um livro pequeno, com pouco mais de 60 páginas. Ele é o texto de duas palestras que Hawking ministrou e mais o resumo de um artigo escrito posteriormente. Além desses textos, temos notas do editor, que explica com calma alguns conceitos, e algumas ilustrações que deixa ainda mais claras as explicações.

O que eu achei? O livro é um livro relativamente fácil, mas nem tanto. Explico.

Eu não sou um grande conhecedor de física. Eu sou de exatas, mas estudei basicamente Matemática e Computação, dois cursos que não precisam tanto de Física assim. Então não sei muito mais do que a física do ensino médio. Mesmo assim deu para entender, mas não tudo.

Não tem contas. Ele não entra e nem chega perto da Matemática por trás da Física dos Buracos Negros, mas alguns termos de física teórica dão uma complicadinha sim.

“Você não notaria nada de extraordinário ao cair em um buraco negro, mas alguém que assistisse à cena de longe nuca veria você atravessar o horizonte de eventos. Em vez disso, o observador teria a impressão de que você perdeu velocidade e pairou no limiar externo. Sua imagem ficaria cada vez mais fraca e avermelhada, até você efetivamente sumir de vista. Quem visse de fora pensaria que você estava perdido para sempre”

A grande vantagem é que o livro é tão curtinho que, mesmo que você não entenda nada, você não vai perder tanto tempo assim.

As ilustrações são muito bonitinhas e explicativas junto com o texto. Elas ajudam muito e tem várias referências da cultura pop. Hulk e Breaking Bad são só algumas delas.

 




Se quiser comprar o livro, compre por esse link abaixo e ajude o site a crescer:

Então é isso. Livro bonitinho. Baratinho. Curtinho e excelente para você tirar onda e parecer super culto no ônibus. Recomendo.
Deixe aí o seu comentário.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchal.


Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Pin It on Pinterest