Dossiê do Esquadrão Suicida – Capitão Bumerangue

Salve, salve, seres humanos da Austrália.

Continuando nossa série de dossiês do Esquadrão Suicida com o personagem mais secundário da equipe, o Capitão Bumerangue.

jai courtney captain boomerangue

George “Digger” Harkness, o Capitão Bumerangue original, é um meio americano, meio australiano que tem habilidade de criar bumerangues especiais super tecnológicos e arremessá-los com maestria, só isso. É sério.

Digger surge pela primeira vez em 1960 (Flash #117) como vilão do mês e vem aparecendo com relativo sucesso até os anos 80. Nessa fase, ele faz o papel de vilão de ficção genérico do Flash, com planos mirabolantes envolvendo bumerangues.
boomerang

Em Lendas (1986), surge a primeira versão da Força Tarefa X, mais conhecida como Esquadrão Suicida, e Capitão Bumerangue já está presente. Nessa primeira história, ele ajuda Pistoleiro a matar o Arrasa-Quarteirão, mas acaba sendo capturado pelo reverendo Godfrey. Amanda Waller manda que o Pistoleiro o mate, mas Flag o salva.

Depois disso, Bumerangue vira personagem fixo nas histórias do Esquadrão Suicida, sempre tendo o papel de babaca supremo da equipe, sendo racista com o Tigre de Bronze (que é negro) e sendo sexista com a Plastique e a MindBoggler.

The Flash 117

Suicide_Squad_0027

Nessa fase inteira Bumerangue é um dos principais representantes da “classe dos vilões b”, aparecendo em todas as sagas. Ele participa da saga Millenium, sendo responsável por fazer o Amarra perder um dos braços, participa da missão na União Soviética, na equipe do Esquadrão da qual participa o Superboy havaiano, na missão contra a Jihad e em muitas outras, chegando a morrer e voltar à vida na Vingança do Submundo.

Vilões a vingança do submundo

Na saga Crise de Identidade, Capitão Bumerangue é preso e banido do Esquadrão, entrando numa espiral de decadência que o leva a ser contratado para matar o pai do Robin. Ele consegue matá-lo, mas acaba levando um tiro no peito e também morre.

robin

 

Pouco antes de morrer, ele conhece seu filho, Owen Mercer, que irá se tornar o novo Capitão Bumerangue após a morte do pai.

O novo Capitão Bumerangue, que tem um poder de super velocidade temporária, começa como supervilão se unindo a um dos grupos de vilões do Flash na super confusa saga Rogue’s War. Em Crise Infinita ele se une à Sociedade de Vilões do Luthor e na maxi-série 52, se une à formação totalmente fracassada do Esquadrão Suicida responsável por atacar a família do Adão Negro, grave erro.

captain boomerang owen

No evento Um Ano Depois, Owen conhece o super herói Raio Negro, que foi preso injustamente, e por conta disso acaba se unindo aos Renegados, o grupo de heróis com índole duvidosa liderado pelo Asa Noturna.

Ele permanece com a equipe até ela ser dissolvida e controlada pelo Batman. Após isso, ele acaba voltando a ter relações com Amanda Waller e a Força Tarefa X, permanecendo com esse status até ser morto pelo próprio pai zumbi do mal na saga A Noite Mais Densa.

morte de owen

 

Nos Novos 52. Capitão Bumerangue é inserido na edição #3 da revista do Esquadrão e continua como membro recorrente do grupo até então. Nessa versão ele continua sendo um babaca que se acha muito mais habilidoso do que realmente é. Nessa fase ele é mais citado como um bandido muito habilidoso qualquer do que como um vilão do Flash, o que é bem mais plausível.

Captain-Boomerang-New-52-Comic




Concluindo: George “Digger” Harkness, o Capitão Bumerangue, sempre funcionou como o vilão babaca da equipe, sendo o alívio cômico humano na narrativa. É ele quem reclama, trapaceia, trai e teme pela própria vida, sendo o contraponto das tendências suicidas do Pistoleiro, da sobriedade patriótica do Rick Flag e da loucura e inconsequência da Harley Quinn. Apesar de ser sempre sobrepujado pelos companheiros ele é um personagem que sempre resolve o que tem que resolver nas brigas.

No filme, Bumerangue vai ser interpretado por Jai Courtnay (Kile Reese em Exterminador do Futuro – Genesis) e parece, pelos trailers, que vai ser um leve alívio cômico no filme. Não sei o que esperar dele como ator, mas não é um personagem que exige muito. Se for pra ter um traidor, ou alguém que parece traidor, ele é o cara certo.

captain-boomerang-suicide-squad

Se quiser ler algo do personagem, leia Crise de Identidade, a fase dos Renegados liderados pelo Asa Noturna e a revista do Superboy havaiano com o Esquadrão Suicida.

É isso galera. Semana que vem teremos o último e mais esperado personagem.
Até lá.
E tchau.

Para mais Dossiês Esquadrão Suicida clique nos links abaixo:

Rick Flag, Magia, Pistoleiro, Amarra, Katana, Crocodilo, El Diablo

post publicado por originalmente por mim em Gancarteek.com




Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...