Dossiê do Esquadrão Suicida – Katana

Salve, salve, seres humanos calados da terra.

Continuando nossa série de dossiês dos personagens do Esquadrão Suicida com a personagem mais interessante da equipe, a silenciosa e mortal, Katana.

katana

Katana, Tatsu Yamashiro, é uma jovem japonesa que, depois de ter seu marido e filhos assassinados pela Yakusa, treina artes marciais e consegue uma espada mágica com capacidade de absorver a alma de seus inimigos, a Devoradora de Almas.

Sua primeira aparição ocorreu em The Brave and the Bold #200 (1983) publicação onde é inserido no universo da DC o conceito dos Renegados, um supergrupo de heróis advindos de vários países e com moral duvidosa, que realizam missões secretas sob o comando do Batman. Desde então a personagem está intimamente ligada à esse grupo.

 

katana

 

Em 85 começa a série dos Renegados, onde a personagem fica fixa até 88, quando a equipe debanda por conta de desavenças envolvendo o personagem Geoforça. Katana faz então uma participação em uma história do Esquadrão Suicida durante a saga Millennium.

Nos anos 90 (1993~1995) começa uma nova série dos Renegados, onde a equipe é considerada criminosa e acaba sendo dividida em duas. Katana fica com Geoforça e Tecnocrata. O grupo se reúne de novo para enfrentar o feiticeiro Félix Fausto.

 

Outsiders_renegados

 

Tanto os Renegados, quanto a Katana acabam em segundo plano, relegados a pequenas aparições nas revistas do Batman e em mega sagas, até 2003, quando um novo grupo se forma. Essa nova equipe liderada pelo Asa Noturna segue até 2007 quando acaba cooptada pelo próprio Batman.

Os Renegados do Asa Noturna, acabam com status de vilões e Batman se aproveita disso para criar um grupo de heróis que sejam desacreditados e que possam fazer cosias que outros heróis não são capazes. Nessa condição surge a nova revista Batman e os Renegados.

 

batman and the outsiders




Com o retorno do Homem-Morcego, Katana volta à equipe, mas antes é testada na mini-série Five of a Kind, em uma história onde precisa “se matar” para entrar na Devoradora de Almas e resolver um problema espiritual em seu interior.

Katana continua no grupo até a morte do Batman em Crise Final, e segue sem revista própria fazendo aparições em A Noite mais Densa, onde tem que enfrentar seu marido e filhos como Lanternas Negros, e na saga O Retorno de Bruce Wayne, onde é a primeira a reconhecer o Batman por conta de seu estilo de luta único.

 

katana blackest night

 

Nos Novos 52, Katana reaparece com um uniforme novo e horroroso na série das Aves de Rapina até que em 2013 começa a participar da nova Liga da Justiça da América (grupo criado pela Amanda Waller, sob comando do governo dos Estados Unidos, para enfrentar a Liga da Justiça caso necessário) e ganha sua série própria, cancelada em Abril de 2014.

No começo desse ano, uma história mista chamada Suicide Squad Most Wanted: Deadshot and Katana estreou para divulgar o filme. Katana está na segunda parte da edição, mas parece bem fraca.

 

suicide-squad-most-wanted-deadshot-and-katana

 

Concluindo: Tatsu Yamashiro, Katana, tinha tudo para ser uma heroína genérica, sendo apenas uma japonesa perita em artes marciais e detentora de uma espada mágica. Mas acabou por se tornar muito mais que isso tendo um background interessantíssimo envolvendo honra e a perda da família. É uma personagem que funciona muito bem em equipe, mas infelizmente os roteiristas que tentaram escrever suas histórias solo não entenderam como a mesma funciona, sendo quieta e centrada, acabaram por produzir trabalhos deprimentes.

Katana, que nunca foi vilã, é sem dúvidas, a melhor personagem dessa formação do Esquadrão. Quieta e mortal.

No filme, a personagem vai ser interpretada pela Karen Fukuhara, uma atriz da qual não sabemos quase nada, e vai ter a máscara igual à dos Novos 52, mas um uniforme muito diferente, graças a deus. Eu acho que ela pode ser uma infiltrada a mando do Batman. Só acho.

Karen-Fukuhara-as-Katana-Suicide-Squad

Se quiser ler alguma coisa da personagem recomendo Batman e os Renegados e suas participações em Batman: Brave and The Bold (a animação). Há também o novo desenho da DC, o Super Hero Girls, que é voltado para um público feminino jovem mas parece interessante. Eu ainda não vi, mas acho que pode valer à pena. Passe longe da série dela nos Novos 52, é um horror.

É isso galera. Deixe aí seu comentário e siga a página do facebook para ficar por dentro dos próximos dossiês.
Semana que vem temos mais um personagem. Até mais.
Tchau.

Para mais Dossiês do Esquadrão Suicida clique nos links abaixo:

Rick Flag, Magia, Pistoleiro, Amarra




post publicado originalmente por mim em Gancarteek

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Pin It on Pinterest