Carambolas (espetáculo teatral) – indicação

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar e uma das formas de arte mais tradicionais que existem, mas que eu falo pouco aqui. Então vamos nessa com Teatro e o espetáculo Carambolas.

Carambolas foi uma peça escrita durante o projeto Elas Tramam, do qual eu já falei aqui no site. O projeto reunia mulheres em oficinas para que, juntas, pudessem escrever dramaturgias. Carambolas foi uma das dramaturgias escritas no projeto e agora, conseguiram financiamento para produzir a peça.

Carambolas

Carambolas conta uma história que se passa em uma Aracruz, uma cidade construída em torno da indústria da Celulosa, a indústria do papel.

A história começa quando Tetê, volta da “cidade”. Ela é filha de Dona Santa, a dona do Bar de frente para o For Everyone, o puteiro de Pureza. Como toda cidade pequena, todo mundo se conhece e existem muitas histórias e rusgas perdidas e guardadas em um lugar cheio de pobreza.

Aos poucos vamos entendendo as relações de Santa, com Pureza. As filhas mais velhas de Santa trabalham no prostíbulo, assim como a própria Santa havia trabalhado. Enquanto isso temos outras figuras da cidade, além dos trabalhadores da fábrica e um histórico de abuso e prostituição infantil que assombra a região.

Enquanto entendemos tudo isso e vemos Menor, brincando por ali, ainda existe o risco de que as pessoas percam suas casas em uma reintegração de posse. E eu vou parar de falar por aqui.

Carambolas é escrita por Thalia Peçanha e direção de Nieve Matos.

O que eu achei de Carambolas?

Essa peça é fantástica! Os atores estão maravilhosos nos papéis, em especial a Dona Santa, que carrega uma graça sofrida de uma personagem super elegante. Pureza também é desbocada e divertida, mas também tem suas dores que carrega consigo.

O trabalho de som, iluminação e todas as construções das cenas em um espaço muito apertadinho são fantásticas. As coisas acontecem tão próximas da platéia, que é impossível ficar indiferente a qualquer uma das falas.

A classificação é 16 anos, então trata de temas pesados, como pedofilia. Não tem nada gráfico, ou pornográfico, mas tem uma cena “metafórica” bem intensa. Angustiante eu diria.

É um espetáculo fantástico demais! Recomendo muito. Essa temporada Gratuita só tem mais uma apresentação, que acontece no dia 30, na Má Companhia, no centro de Vitória. Depois devem ter montagens pagas, mas ainda não sei quando ou onde. Siga o Elas Tramam e a Thalia Peçanha para saber mais.

EDIT: Acabei de saber que já tem ingressos vendendo no site do Sympla. Ainda são ingressos para Vitória. Vamos ver se eles conseguem levar a peça para outros lugares. Eu espero que sim.

Então é isso. Espetáculo Fantástico Gostaria que mais pessoas pudessem ver.
E você? Qual foi a última vez que foi no teatro?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

1 Resultado

  1. Carla disse:

    💗💗💗

    Thalia é muito maravilhosa! A peça é incrível!

Deixe uma resposta