Ciclotramas – obras com cordas, por Janaina Mello Landini
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de arte e eu quero trazer um trabalho muito sensacional de uma artista brasileira que eu acabei de conhecer e já achei fantástica. Então vamos lá falar da Janaina Mallo Landini e seu trabalho com cordas, fios e tramas, o que ela chama de Ciclotramas.
Janaina Mallo Landini é brasileira, mas é reconhecida e tem trabalhos no mundo inteiro (tanto que eu conheci o trabalho dela por um site gringo). O trabalho dela utiliza cordas, utilizando o desfazer das fibras (dos fios) da corda pra compor as obras. O trabalho dela tem várias fases, com conceitos diferentes, explicadas por ela mesma em um vídeo que está no site dela (vou colocar o link no fim do post).
O mais interessante (pelo menos o que mais me chamou a atenção em um primeiro momento) é que ela usa telas para espalhar as tramas, mas deixa as cordas, de onde aqueles fios saíram, no chão. Ela explica melhor no vídeo, mas para mim, que sou leigo, me parece que tem uma transição entre a obra e o “mundo real”, fora da tela. Assim como a obra é só uma extensão do artista que ele imprime na tela, aquela trama é só uma extensão da corda, que está aqui e pertence ao nosso mundo.
Eu achei muito maneiro.
Pelo que eu entendi, essa é uma fase da artista, mas existem outros momentos. As cordas que “sobram” somem e entram as aglomerações. Então as obras ficam mais contidas na tela e se inspiram na anatomia. Então a ideia é, me parece, simular a complexidade do Sistema circulatório, que também tem uma estrutura de árvore.
Árvores, Ciclotramas e a Matemática:
Mas porque eu falei de estrutura de árvore? Primeiro porque quase todas as telas (todas que e vi, mas não garanto) têm mesmo uma estrutura de árvore (pensando em grafos).
Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi uma obra onde a Janaina usa o conceito da sequência de Fibonacci, escrevendo os números na tela. E a sequência de Fibonacci tem uma relação real com as árvores. Mas eu não vou explicar isso agora.
Essas são só as telas, mas ela também trabalha com instalações. Mas como esse post já está ficando muito grande, eu vou deixar a própria artista explicar essa parte. Clique aqui e você vai direto para o site dela, em um vídeo onde a Janaina fala de suas Ciclotramas.
Então é isso, mais uma artista sensacional que eu adorei conhecer e trazer para cá.
E você, o que achou das Ciclotramas?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
via Colossal