Snowflake Camera – fotografias de flocos de neve
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje não é dia de post de arte, mas eu vou fazer mesmo assim. Então vamos lá que hoje é dia de falar de fotografia. Fotografias bem pequeninas tiradas com uma “Snowflake Camera“.
O responsável pelo projeto é um carinha chamado Nathan Myhrvold. Ele é formado em física e, junto com outros pesquisadores entrou nesse projeto que tinha como objetivo tirar fotos de alta resolução de flocos de neve. Tirar foto de flocos de neve não é novidade, mas o processo que essa equipe utilizou é inovador e, por isso, a resolução que eles conseguiram é espetacular.
“Water, an incredibly familiar thing to all of us, is quite unfamiliar when you see it in this different view. The intricate beauty of snowflakes is derived from their crystal structure, which is a direct reflection of the microscopic aspects of the water molecule…”
Traduzindo:
“Água é uma coisa incrivelmente familiar para todos nós, mas é bastante estranha quando você a vê nesta visão diferente. A beleza intrincada dos flocos de neve é derivada de sua estrutura cristalina, que é um reflexo direto dos aspectos microscópicos da molécula de água.
Os caras trabalharam 18 meses construindo uma câmera customizada com um microscópio de estágio resfriado para tirar as fotos. Isso porque era necessário que a fotografia não aquecesse o floco de neve. A câmera usa um LED de alta tecnologia para emitir a luz (necessária para a fotografia) com a menor quantidade possível de calor.
Além disso, o tempo de exposição precisava ser muito pequeno, então a câmera deles tinha que ter um obturador muito rápido. As fotos são tiradas com 500 micro segundos (meio milissegundo) de exposição.
De acordo com Nathan Myhrvold essa a snowflake camera com amaior resolução já criada.
Saca só as fotografias da Snowflake Camera:
Eu adorei esses trabalhos. Eu gosto de fotografia. Gosto de fotos macro. E adoro ainda mais esse esforço da ciência para extrapolar o que é possível.
Você já tinha pensado que a luz da foto poderia estragar a coisa que você está fotografando (me lembra o princípio da incerteza)? Pois é, os caras resolveram um problema que nós sequer sabíamos que existiam. Acho isso muito doido.
É simplesmente sensacional.
Então é isso, mais um artista sensacional que eu adorei conhecer e trazer para cá.
E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
via Colossal
Guardadas as devidas proporções, essa matéria me lembrou meu tempo de criança, quando eu pegava um monóculo de foto (lembram disso?) e colocava insetos dentro, para poder observar os detalhes.