Transparent Specimens – arte com ciência
Salve, salve, seres humanos e animais mortos da terra.
Eu estava com saudades de fazer posts de arte e encontrei uma para muito incrível. Incrível por que me toca no campo da arte, mas também é uma material de ciência. TRANSPARENT SPECIMENS é o trabalho de um biólogo japonês, que usa várias técnicas de preservação animal para fazer obras de arte muito loucas.
A técnica é um método de preservação que usa vários produtos químicos que quebram as proteínas da carne e das partes moles do animal morto, deixando-as transparentes. Depois ele utiliza corantes que se ligam às estruturas rígidas e as deixa coloridas.
Depois disso é só preservar o animal para ser conservado em glicerina. Sucesso.
O processo foi criado para estudar as estruturas dos animais, mas Iori Tomita usa para criar essas obras de arte.
Saca só:
O legal é que, ao mesmo tempo que é muito bonito, também é muito mórbido. Afinal são animais mortos em potes.
Por outro lado, é muito maneiro ver como são diversos e complexos esses animais marinhos. Acho que esse tipo de trabalho pode servir para criar nas pessoas um interesse em estudar ciência, mais especificamente biologia marinha.
Acho essencial essa comunicação do método científico com outras áreas de conhecimento, especialmente com as artes. Acho muito incrível isso.
Se você gostou de Transparent Specimens. Visite o site do Iori Tomita, tem vários trabalhos legais lá. Pena que o site é em japonês.
Então é isso. Arte super legal. Adorei.
E você? O que você acha? Curtiu?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
via Desgin Boom
Muito doido