A Família Addams (2019) – resenha com spoiler
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenhar e eu preciso falar de um filme que eu devia ter assistido antes, mas enrolei. Em termos de filme esse tem sido o resumo da minha vida. Assistir trailers, gostar muito dos filmes, esquecer deles por muito tempo e assistir só depois de um tempão. Então finalmente eu assisti o A Família Addams de 2019, só depois que saiu o 2, ano passado. Então vamos lá falar desse filme.
A Família Addams é uma parada que está no imaginário popular desde os anos 40. Surgiu como uma série de tirinhas e desde então tiveram várias séries de filmes, séries de tv e desenhos animados. Eu conheci pelo desenho dos anos 90 que passava no SBT. Mas conheço gente que odeia esse desenho porque lembra das séries dos anos 70.
Então não se apegue a nenhuma versão, porque nenhuma delas é “A Original”, a menos que você estivesse vivo nos anos 40. Então vamos ao filme.
Eu vou resenhar com spoiler, porque já tem o 2. O 2 eu devo assistir esses dias, daí resenho sem spoilers.
A Família Addams (2019) – resenha:
O filme começa mostrando o casamento da Mortícia com o Gomez. Eles se casam com outros membros da família estendida. Mas enquanto isso, as pessoas da cidadezinha onde eles estão atacam a todos com tochas e forcados.
Todo mundo foge e a Famila Addams foge para algum lugar longe daquela gente. Eles acabam em Nova Jersey, onde conhecem o Tropeço e encontram um manicômio abandonado, uma grande mansão onde eles vão construir sua casa. A casa é viva e fica mandando eles saírem, mas não adianta.
Então toca a famosa musiquinha, o tempo passa, os filhos nascem e finalmente vamos ver o presente.
Atualmente:
Atualmente vemos a Vandinha e o Feioso. A Vandinha já é mais velha, totalmente independente e habilidosa, mas totalmente depressiva e sem perspectiva na vida.
O Feioso é mais novo, mas ele precisa passar por um rito de passagem dos Addams. Mas ele não se sente confiante, porque o ritual é uma dança com sabres e ele não é habilidoso o suficiente. Ele gosta muito mesmo de explosivos e é bom com isso. Afinal sabres são coisas do passado.
Um diferencial aqui é que a Vandinha e o Feioso nunca saíram do terreno. A Mortícia quer criá-los afastados das outras pessoas para que eles nunca sejam linchados. Isso é uma das coisas que deixa a Vandinha mais cabreira e vai ser crucial na história.
Margaux Needler:
A vilã do filme é uma mulher chamada Margaux Needler (Margô Agulheira). Ela é a apresentadora de um reality show de reformas de casa, mas dessa vez ela está reformando uma cidade inteira. Eles precisam mostrar a reforma da cidade no fim do reality e conseguir vender as casas. Mas como o pântano foi drenado, o nevoeiro está dispersando e agora a colina com a casa dos Addams aparece na vista da cidade.
Isso muda tudo. Agora a Vandinha sabe que existe um mundo lá fora, a cidade sabe que existe uma casa na colina e a casa “enfeia” a vista.
Então temos um primeiro contato. Os Addams vão até a cidade e assustam todo mundo, depois a Margô oferece uma reforma na casa, mas as coisas não vão muito bem.
Adolescentes:
O Feioso segue treinando para ser bom o suficiente com o sabre e não decepcionar seus pais.
Enquanto isso Vandinha vai para a escola pública e apronta altas paradas. Ela fica amiga da Parker, que é filha da Margô. E elas começam a conversar porque ambas são versões pequenas de suas mães. Então elas tentam mudar umas às outras só para testar as mães e encontrar a própria identidade. A Parker vira uma gótica doidona e a Vandinha aparece com umas roupinhas rosas. Na verdade ela nem quer ser assim, mas testa como a mãe reage. E quando a Mortícia reage mal, ela foge de casa.
Final:
O final é um pouco óbvio. A Margô joga as pessoas contra os Addams. A Vandinha descobre. O Feioso falha no teste, mas se mostra muito hábil na hora da ação de verdade. A Vandinha chega para salvar todo mundo.
E no fim das contas os jovens conseguem salvar o dia revelando as falcatruas da Margô. E as pessoas da cidade vêm que os Addams são só uma família e todo mundo fica amiguinho.
Toca a música clássica. E fim.
O que eu achei de A Família Addams?
Que filme divertido! E o melhor de tudo, ainda é um filme de 1 hora e meia. Que saudades, parece que todo filme hoje tem que ter 2 horas e meia para mais.
Não é nenhum roteiro super complexo e edificante, mas tem uma mensagem clara e funciona bem, com boas piadas e uma trilha sonora excelente. O filme é sobre a juventude tentando encontrar o seu papel, com o amor dois pais, mas tentando achar seu próprio caminho.
E as cenas de ação também são muito legais. A Vandinha tentando matar o Feioso e dando umas flechadas no tio Chico são muito maneiras.
O humor do filme como um todo é muito bom. Porque é um filme de comédia no fim das contas. E é bom. Recomendo demais.
Então é isso. A Família Addams muito legal. E esse filme é muito maneiro. Adorei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.