Bela Vingança (Promising Young Woman) – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e finalmente eu tive tempo de parar para escrever e falar desse filme. Eu falei do trailer aqui, ele teve indicações para alguns oscars, mas eu enrolei para assistir ao filme. Finalmente assisti ao filme e só agora que vi que ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Então vamos lá falar de Bela Vingança.

Eu não vou dar spoiler das viradas finais do filme, mas tem coisa que acontece no começo do segundo ato, mas a gente já sabe pelo trailer e pela sinopse. O título ajuda também.

Bela Vingança

Bela Vingança (Promising Young Woman) é um filme escrito e dirigido por Emerald Fennel, que agora tem um Oscar de roteiro e talvez um dia ganhe o seu de direção também.

Bela Vingança:

O filme conta a história de Cassandra, uma personagem com muitas facetas. Toda semana ela sai, finge estar caindo de bêbada, mal mesmo. Toda vez algum “bom homem”, um cidadão completamente funcional da sociedade, resolve “”””ajudá-la””””. Eles levam ela para casa, “para ajudar”, alguns dão mais bebida para ela, mas todos, todos mesmo, tentam transar com ela, mesmo com ela dizendo “não to bem”, “quero ir para casa” e “não!”. Melhor dizendo, para ser claro, todos tentam estuprá-la. Porque isso aí é estupro.

Em paralelo a isso, tem a história principal. Cassandra foi aluna de uma faculdade de medicina. Algo aconteceu e ela saiu. Então ela vive com os pais, fica em um emprego “ruim” e nunca arruma namorada. Tem algo com o que ela precisa lidar.

Aqui eu já vou cair na zona de spoiler (spoilers que estão no trailer, mas pode incomodar alguns). Então se já ficou interessado, pare por aqui e assista ao filme que é ótimo.

Bela Vingança

A Vingança:

A Cassandra tinha uma amiga, desde a infância e também na faculdade. Essa menina sofre algum tipo de violência sexual (fica mais claro no filme, mas pelo trailer já dá para saber que é algo sexual e que é algo grave) e os responsáveis não são culpados. Para quem já acompanha alguns casos, sabe que existem vários casos desse tipo. Alunos de universidade abusam das alunas, as denúncias são menosprezadas porque os gestores não querem um escândalo e porque não podem “destruir a vida de um jovem promissor”. E é daí que vem o nome do filme “Promising young woman”, em resposta ao clássico “Promising Young Man”.

Então Cassandra saiu da universidade e passou a viver uma vida focada nesse rancor e nessa vingança. Isso não parece ser uma coisa muito saudável e vai gerar algumas complicações na vida dela. Porque na real ela está certa em odiar a galera e de querer justiça, mas isso não impede que ela esteja enlouquecendo também. A amiga que foi abusada, Nina, também não aparece no trailer e nem no começo do filme. Então o que será que aconteceu com ela depois o abuso?

Então ela segue com a sua vingança, enquanto lida com a própria dor. Ela era uma “jovem promissora” também, mas a vida dela também foi quebrada. E aí vem a vingança.

E eu vou parar por aqui porque esse filme é muito recente, então não vou falar tudo como eu falo de filme velho.

Bela Vingança

O que eu achei de Bela Vingança?

Esse filme é fantástico. Não vou dizer que o Oscar foi merecido, porque não vi a maioria dos outros indicados, mas com certeza merece a indicação. A forma como a Emerald Fennel conta a história revelando detalhes importantes aos poucos em momentos inesperados é muito bom. A narrativa flui de uma forma que você não vê o tempo passar.

Eu assisti ao filme com a minha mãe e ambos adoramos o filme. Eu peguei um pouco mais de detalhes, mas ela compreendeu tudo e se empolgou do começo ao fim, montando o quebra-cabeças da psique doideira da Cassandra. A direção é muito maneira também.

Em resumo: É um filmaço e merece todas as indicações que teve. Além disso o tema é super necessário, porque fala de machismo e de como isso pode destruir a vida de pessoas, sejam promissoras ou não.

Assista Bela Vingança. É um filmaço, obrigatório.

Ah, sim, tem uma versão lenta de Toxic com violino na trilha. E eu estou viciado nessa música. Vou até embedar aqui.

Então é isso aí. Bela Vingança é um belo filme. Recomendo com força.
Mas e você, já viu?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 1 abril, 2024

    […] das coisas que me agrada nesse filme é a própria personalidade do Monk. Ele tem uma raiva depressiva, uma tristeza cômica. Monk sabe que o mundo é racista, mas se recusa a se tornar monotemático e […]

Deixe uma resposta