Beleza Fatal – novelão da HBO – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de uma novela série chamada Beleza Fatal. É uma novela, mas saiu como série. Eu assisti e vou dar meus pitacos sobre a série. Então vamos nessa que tem muita coisa para explicar.

Beleza Fatal - novelão da HBO

Beleza Fatal:

Beleza Fatal tem uma história nada simples, como um bom novelão que é. A história começa com Cleo e sua filha Sofia. Elas moram no cu do mundo em uma cidadezinha do interior. A casa delas pega fogo, Sofia queima a cara e elas ficam sem casa. Elas pedem ajuda para a prima de Cleo que mora na cidade grande, Lola. Lola é meio pilantra e quer ter uma empregada, então ela aceita a prima, mas vai pedindo que ela faça as tarefas de casa. Sofia fica amiga do primo Gabriel.

Enquanto isso, o chefe da Lola, que é um cirurgião plástico, mata uma menina em uma cirurgia estética mal feita. O corpo da menina é jogado num terreno baldio, mas ela sobrevive. A polícia começa a investigar e o policial é marido da Lola. Ele descobre que ela fez parte por um vídeo, Lola mata o marido e coloca a culpa da prima, Cleo, que aceita levar a culpa se Lola criar sua filha. Lola escraviza a menina e começa sua subida, usando de chantagem para entrar na família Argento, uma família super rica, capaz até de comprar a policial que estava investigando o caso.

Cleo morre na cadeia. Sofia foge de Lola e acaba sendo criada pela família Paixão, a família de Rebeca (a modelo que foi morta). Salto temporal!

No presente:

No presente, Sofia já está mais velha, pronta para ir para os Estados Unidos para estudar alguma coisa lá. Mas é aí que aparece Nara, uma ex-presidiária que conta para ela que foi a Lola que mandou matar ela na cadeia. Sofia fica puta da cara e resolve se vingar. Ela faz uma cirurgia para retirar sua cicatriz do rosto e assume a identidade falsa de Julia para se aproximar de Lola e começar seu looooooongo plano de vingancinha.

Daí é mil tretas, planos e contraplanos, Julia/Sofia começa a descobrir que o caso de sua mãe e da morte da Rebeca estão ligados e começa a trazer a família seu plano de vingança (uma coisa meio PARASITA). E aí chega, não vou contar tudo ainda (mais para frente vai ter spoiler, mas eu aviso antes).

Beleza Fatal tem 40 episódios de cerca de uma hora.

Beleza Fatal - novelão da HBO

O que eu achei de Beleza Fatal?

A série é legal. É um novelão, com elementos de novala da globo mesmo, mas com cenas de sexo, porque é HBO. Então a série consegue ter alguma cenas mais sensuais. A Lola (Camila Pitanga) é uma personagem muito maneira, porque ela é má, ela é passional, ri alto, zoa todo mundo e veste umas roupas escandalosas malucas. A Camila Pitanga carrega a série nas costas.

A família Paixão é muito boa também, tem uma dinâmica amorosa e interessante, isso em contraponto à família Argento onde todo mundo tem segredos e sujeira varrida para debaixo dos enormes tapetes de sua mansão.

O plano de vingança tem seus momentos bons, mas tem momentos bobos, que parece filme de plano de criança (Os Batutinhas, os Goonies, sei lá). Mas em geral a história é boa. Funciona, com alguns problemas, especialmente no final.

Um destaque da série é a Gisela, uma personagem que tem uma questão com a própria aparência (dismorfia corporal) e é casada com um marido abusivo que faz com que ela se ache super feia. Ela tem um arco de recuperação muito bom, onde ela consegue se fortalecer com ajuda da dança e terapia. A história secundária mais bem contada da série.

A série é boa. Recomendo. Como novela é muito melhor que a grande maioria. Assiste lá. Agora eu vou reclamar com spoiler.

Uma dica, assista prestando atenção na incompetência dos seguranças por toda a série.

SPOILER!

O grande problema da série/novela, a meu ver, é que ela um tanto moralista. Tem cena de sexo, mas para por aí. Ficando na questão do sexo mesmo: os vilões são bi, tem casamento aberto, escondem que são gays, têm casos e tudo o mais. Enquanto os protagonistas se apaixonam à primeira vista, sabem que aquela pessoa é a pessoa da sua vida logo de cara, são todos héteros, casam e é tudo bem certinho.

Mas o que me incomodou mesmo foi a Nara. A Nara é ex-presidiária e fica por ali ajudando a família Paixão por um tempo, até que deixam ela sozinha com uma mala de dinheiro. Ela rouba a mala e ainda deixa uma cartinha “Desculpa, mas minha natureza é assim mesmo…”. Ou seja, nunca confie em ex-presidiários, eles não conseguem não roubar coisas. Achei uma mensagem horrorosa.

E ainda tem a tal da Casa do Sim, que era para ser um grande antro de putaria onde os ricos fazem de tudo e é super sigiloso e tal. Na prática é uma baladinha bem morna, com roupa de couro. Tem o Rog, que é um escroto e fica tentando afogar umas mulheres e tal. Mas daí a discussão cai para um moralismo meio cansado. Claro que existe uma hipocrisia do cidadão de bem que vai para suruba, mas paga de santo, mas não é nada criminoso. Depois fecham e dizem que tinha menores para justificar que suruba é do mal.

A história é um tanto incompetente em algumas questões sobre polícia, segurança, tecnologia e algumas malandragens. É claro que os roteiristas não manjam muito das pilantragens da vida real. Mas as vezes é tudo muuuuuito amador.

Beleza Fatal - novelão da HBO

Final esquisito:

Me pareceu claro que a série dá uma desandada nos três últimos episódios. A sensação que eu tive é que várias cenas foram escritas depois que o final já estava escrito. Porque o final não tem pé nem cabeça com a situação atual dos personagens, e eu estou falando de Lola e Sofia, a treta principal. E daí pensando nesses 3 eps, dá para ver que tem partes inteiras muito mal escritos, então não só escrito depois, quanto provavelmente foram escritas por outras pessoas.

Deixa eu explicar.

Julia toma a Lolaland (ainda no roteiro normal). Então ela chama a Lola para fazer uma live se denunciando. A Lola não se denuncia e ainda manda a Julia para a cadeia por falsidade ideológica. Mas a Lolaland ainda fica com a Julia/Sofia. Até aí me parecem cenas ok.

Daí começa um show de horrores e cenas mal escritas (na trama principal, pelo menos). Tentam matar a Sofia na cadeia com muita má vontade (a assassina ta com anemia ou alguma coisa do tipo). Gabriel visita ela e resolve tirar ela da cadeia. E tira. Simples assim. Sem explicação nenhuma. Automaticamente Sofia fica “hihihi to apaixonadinha” e Gabriel arma para ela com a armação mais burra do mundo. Ele diz “bora numa cachoeira. Pega um bikini.”. Sofia guarda o bikini num cofre (PORQUE !?), ele vê a senha do cofre e passa para os Paixão que pegam e colocam o lance na polícia. Não dá em nada.

Daí a Lola cria um plano imbecil (isso sim foi escrito depois). Ela vai na casa do Alec, rouba o celular dele (porque o personagem vira burro automaticamente) e usa para sequestrar Elvira. E por causa do sequestro, ela chantageia Julia/Sofia e consegue a Lolaland de volta.

Lolaland agora é da Lola. lembra disso.

Mil coisas acontecem, Benjamin é assassinado, Lola leva a culpa, a polícia vai atrás dela e ela foge. Os outros personagens já estão vivendo seus finais, incluindo a cena de concurso de dança mais sem pé nem cabeça que você já viu. E aí vamos para a cena mais importante da série: o confronto de Sofia e Lola.

Lola fugiu de todos os policiais do Rio de Janeiro (todos os 5) e ela decide ir na Lolaland. Seria idiota ela se esconder na própria empresa, já que esse seria o lugar mais óbvio de procurar ela, na empresa DELA. Porém, essa cena começa com Sofia, na Lolaland, fazendo nada. Como se ela fosse a dona. E Lola vai lá, tentar matar Sofia queimando o lugar inteiro… como se não fosse a dona.

Acaba a coisa toda, Gabriel salva a Sofia. Lola é presa. As cenas finais da Sofia são com ela toda bem vestida, como se fosse rica. Ela vai na cadeia visitar a Lola, elas conversam e Lola diz “Você venceu, está no topo”. No topo do quê?! Ela não ficou com a Lolaland e nem com nenhuma outra empresa. Ela está sem nada. Mas claramente esse diálogo foi escrito antes.

Então era para terminar a série com a Sofia sendo dona da Lolaland, mas escreveram a cena do sequestro da Elvira (muito mal escrito, por sinal) depois, por algum motivo. Mas esqueceram de rever as últimas cenas. Elas são claramente pensadas para ter a Sofia como dona da Lolaland, por isso ela está lá no confronto final e por isso ela “está no topo”. Mas com essa mudança, o final é um monte de diálogos sem pé nem cabeça.

Fora outras coisas que são esquecidas: A Sofia saiu da cadeia, mas ainda está respondendo processo? Como caralhos d’água o Gabriel tirou ela da cana. A Lola não deveria receber a clínica como herança já que ela ainda era casada com o Benjamim? Porque esse concurso de dança é tão horrível?

Beleza Fatal - novelão da HBO

Concluindo:

A série é legal. Mas o final claramente foi remendado deixando um gosto ruim na boca. Ainda vale a pena assistir por conta das atuações da Camila Pitanga e de bons momentos de humilhação de Benjamim.

Ainda recomendo, porque o meio é bem bom. O final é capenga. Ainda têm mecanismos morais muito óbvios de novela. Mas é bom.

Então é isso. Série divertida até. Gostei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Carla Carrion disse:

    Eu amei essa novela e ao mesmo tempo não consigo parar de rir com sua crítica final hahaahahaahahaha adorei discutir esses vários erros com você!!! No sequestro da Elvira, o comportamento totalmente fora de tom de todos os personagens, inclusive da própria Elvira hahaah num guento

Deixe uma resposta