El Empleo, um curta sobre a vida e o trabalho
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é uma segunda-feira e nada mais justo do que trazer um curta metragem sobre o horrível e desesperador mundo do trabalho. O curta de hoje é o El Empleo.
El Empleo é um curta de 2008 da galera do Opus Bou, um estúdio Argentino de animação.
A sinopse do curta é a seguinte:
An anonymous man performs his usual trip to work, immersed in a world where the utilization of people as objects is an everyday thing.
Traduzindo:
Um homem anônimo faz seu caminho usual para o trabalho, em um mundo onde o uso de pessoas como objetos é uma cotidiana.
Assista aí ao El Empleo:
A ideia de que as formas de trabalho da sociedade moderna e a nossa relação com esse trabalho são o grande mal moderno não é nova. Inclusive esse tema já foi abordado aqui.
Ainda assim esse curta traz algumas coisas novas para a discussão.
Acho que o ponto alto desse curta é que ele é capaz de te enganar quando te faz acreditar que o protagonista é alguém especial em uma distopia horrível. Logo depois vem a virada final e mostra que não, ele é apenas mais um nesse sistema.
Então o ponto é que todo mundo está preso num sistema onde as pessoas são usadas como objetos. Só para ilustrar, se ser capacho é um trabalho, dá para deduzir que todas as outras coisas (mesas, cabides, semáforos) são empregos também, logo, o cara que é capacho se submete a isso para poder pagar pela humilhação de outras pessoas. Humilhação essa que não traz, de fato, nenhum prazer para ele.
Em resumo, é um cara que tem um trabalho horrível para poder pagar pessoas para fazer coisas horríveis e inúteis. Por fim é um curta sobre o nosso mundo.
Então é isso, um curta bem maneiro. Adorei.
E você? O que achou?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.