FLOW – vencedor do OSCAR de melhor animação – resenha

Salve, salve, seres humanos animaizinhos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de um filmaço ganhador do Oscar. Então vamos nessa com Flow.

Flow

Flow (Straume no original) é um longa de animação da Letônia, desenvolvido com o software livre Blender, que ganhou o Oscar de melhor longa metragem de animação no OSCAR 2025.

O filme conta a história de um gatinho preto em um mundo confuso onde os humanos desapareceram e os animais precisam se virar sozinhos. Começa com o gato tentando pegar uns peixes, mas logo ele precisa fugir de uns cachorros. Ele tem uma casinha onde ele vive e parece que tinha um humano por lá há não muito tempo atrás. Então começa uma inundação.

A inundação chega muito rápido e o gatinho preto se vê perdido, até que ele é encontrado e salvo por um barquinho pilotado por uma capivara. Outros animais aparecem e vão ficando pelo barquinho, formando um estranho bando. Um gato, um cachorro, uma capivara, um macaquinho (não sei se é um sagui, um lêmure ou um macaco) e um passarão grandão com asa machucada.

Juntos, os animaizinhos viajam sem rumo e vivem altas aventuras em uma região submersa. Uma característica é que os animais não falam ou são antropomorfizados. Eles são animais fazendo animaizices mesmo.

Importante: O filme não tem falas. Então não se preocupe em achar dublado, ou procurar as legendas.

Flow

O que eu achei de Flow?

Esse filme é simplesmente maravilhoso. Ele é sensível e profundo ao mesmo tempo que é cru e simples. A história é aquilo que ela promete e te mostra desde o começo. Existe uma simplicidade, porque os personagens são simples, mas eles têm sentimentos e relações tão profundas ou até mais do que relações humanos.

O filme tem um tom melancólico de impotência, porque os animaizinhos não podem fazer muita coisa, mas, por outro lado, ele é brilhante, exatamente porque os animais são mais simples. Imagine um bando de pessoas em um barquinho depois de uma enchente, a gente já imagina que eles perderam tudo e que vão ter que fazer para recomeçar as suas vidas do zero. Com os animais isso é mais simples: se viver, viveu. Vai recomeçar num lugar novo, se tiver comida, tem. Então tem vários momentos que você fica muito tenso achando que o gatinnho vai se afogar, mas quando vemos eles cercados de água a angústia é menor. Uma hora vai descer e eles vão saber se virar.

A verdade é que os animais são muito melhores em sobreviver do que nós. E isso é um alento. Vida que segue.

Concluindo: Filmaço. Adorei. Recomendo demais. E sim, pode assistir com as crianças.

Flow
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 92

Então é isso. Filme fofo e lindão. Adorei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 16 março, 2025

    […] Que lindeza essa menina com cogumelos na cabeça. O cervo com a cabeça nas nuvens e até o gatinho que ela […]

Deixe uma resposta