GLADIUS – curta de gladiadores e PTSD
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de curta metragem e mais uma vez eu trago material da ESMA, que é uma das minhas escolas preferidas apesar de ter me cansado um pouco. Mas não é hora de ficar lavando roupa suja aqui, então vamos logo falar de Gladius.
Gladius é um curta da ESMA, que é uma escola francesa de animação. Acho que é um curta feito por aluno, mas já faz um tempinho que eu assisti então estou puxando de cabeça.
Gladius conta a história de um homem livre, um viticultor, um cara que planta uvas e faz vinhos. Acontece que antes de ser um homem livre, em algum momento ele foi um escravo gladiador. E como bom gladiador ele teve que matar para sobreviver. Então ele vai sofrer com isso como um bom combatente com PTSD (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).
O curta é bem interessante e, além disso, tem uma boa briga de gladiadores.
Assista aí ao Gladius:
Eu acho que a narrativa é meio agarrada. Ele tem essa ligação visual entre o passado o momento atual, mas fica só em um eco visual mesmo, então tudo parece meio solto. A sensação que eu tenho é que em breve eu só vou me lembrar da parte do passado, porque no presente realmente não acontece nada. Tem um cara triste no presente. E é isso aí.
No geral o curta é bom, especialmente porque a violência é de qualidade, mesmo com um traço bem simplesinho e bem desenhadinho. Mas fico com a sensação de que ele podia ser um pouquiiiiinho mais bem amarradinho. Mas deixe estar.
Então é isso, um curta bem legal. Gostei, mesmo falando mal.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.