Homem Formiga e a Vespa – resenha sem spoiler

Salve, salve, seres humanos e tardígrados da terra.
A Marvel não para e não tem limites. Parece que ela pretende, em breve, ser capaz de lançar 12 filmes por ano. O filme desse mês é o Homem Formiga e a Vespa, continuação de Homem Formiga (2015). Eu fui lá assistir e agora vou dar meus pitacos.

 

Homem Formiga e a Vespa

 

Ao contrário do que muita gente imaginou, Homem Formiga e a Vespa não se passa depois de Vingadores: Guerra Infinita. O filme se passa, mais ou menos no mesmo período. Só na cena pós-créditos acontece a ligação com o “evento Thanos” (você que viu a Guerra Infinita sabe do que eu estou falando).

O roteiro da filme é o seguinte: Depois de Guerra Civil, Scott Lang fez um acordo com o FBI para não ser preso de novo e está preso em prisão domiciliar desde então. Enquanto isso, Hank Pym e sua filha Hope Van Dyne, ficaram animadinhos com o fato de que Scott conseguiu ir para o reino quântico e voltar e decidem que podem resgatar Janet, a Vespa original.

 

 

Scott descobre que está “quanticamente entrelaçado” com Janet (já que eles foram os únicos humanos a ir para o universo quântico) e entra em contato com Hank Pym. Hank chama ele para poder usar isso como um meio de encontrar Janet.

Eles precisam montar uma máquina gigante e para isso precisam de um traficante de tecnologia, mas o traficante descobre que está vendendo para Hank Pym e quer roubar o laboratório dele. Por outro lado tem uma menina, chamada Ava, que tem uma doença quântica mal explicada e quer encontrar Janet para usar a “energia quântica” dela e se curar.

 

 

Então o cenário é esse. Scott deveria estar em casa por conta da prisão domiciliar, mas precisa ajudar a galera. Hank Pym e a Janet querem ir no universo quântico para resgatar a Janet. Tem um traficante que roubar as paradas. E tem uma menina que quer usar a Janet para se curar e não ta nem aí se ela morrer no processo.

Um ponto importante é que o laboratório é um prédio que pode se miniaturizar, e grande parte da ação do filme é de gente correndo pra lá e para cá com esse caixote.

É isso o filme.

 





 

O que eu achei de Homem Formiga e a Vespa?

Sendo bem positivo, é um filme mais ou menos. Homem Formiga e a Vespa é um filme divertido, tem boas piadas, os personagens interagem muito bem e a filha do Scott Lang tem um papel bem legal.

A ação é legal, mas as lutas são meio repetitivas e tem muita perseguição de carros. Talvez quem é fã de cenas desse tipo se divirta mais do que eu nesse aspecto. As lutas da Ghost são muito legais e ela usa seu poder de atravessar as paredes de formas muito bacanas. Acontece que tem poucas dessas cenas enquanto a cena de perseguição de carro não acaba nunca.

 

 

O filme tem um grande ponto fraco: A ciência. Homem Formiga e a Vespa usa conceitos da mecânica quântica de forma tão irresponsável, que o filme é cientificamente ofensivo. Eu poderia citar alguns desses problemas aqui, mas ia ficar chato demais. Então vou fazer só um comentário: Substitua “quântico” por “mágico” e a história funciona muito melhor.

Fora os problemas da inconsistências da tecnologia de alteração de tamanho. Não vou nem entrar em detalhes.

“Aí Vulto, você ta sendo muito chato! Tem que ter suspensão de descrença.”

Eu adoraria conseguir. Adoraria conseguir relevar todas essas coisas e curtir o filme. É claro que eu quero me divertir o máximo possível em um filme que eu paguei para assistir. Mas acontece que eu não consegui e essas coisas me incomodaram. E incomodaram muito.

O problema de usar quântico de qualquer jeito é que esse é um termo vem sendo absorvido pelo pior tipo de charlatão de todos. Um filme que usa esses termos, mas não esclarece porra nenhuma, ajuda muito essa galera a ser pilantra. Tem até “cura quântica” no filme. Isso me deixou muito puto.

 

 

Em resumo: O roteiro funciona minimamente. As piadas são boas. As cenas com Michael Peña são muito boas. E a filha do Scott Lang (Abby Ryder Fortson) é uma fofa. Por outro lado, a ação é bem mais ou menos. E essa baboseira quântica é um horror. UM HORROR!

Então é isso. Homem Formiga e a Vespa é um filme que eu achei bem mais ou menos. Mas eu espero, de coração, que você se divirta mais do que eu.
E você? Já assistiu? Gostou e acha que eu to errado? Não gostou também?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.



Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Senhorita X disse:

    Eu até gostei do filme, mas achei um baita filme não

  1. 24 julho, 2023

    […] Homem Formiga e a Vespa: Quantumania é um filme com nome horrível e e continuação do ofensivo Homem Formiga e a Vespa, que é o segundo filme do Homem Formiga. […]

Deixe uma resposta