Kaanch – curta sobre a mente de um barbeiro
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de curta metragem e eu trouxe um material bastante interessante. Então vamos nessa com Kaanch.
Kaanch é um curta indiano de alunos do National Institute of Design. O curta tem uma premissa bem simples, mas que se desdobra de formas complexas. E tudo começa com um barbeiro. O barbeiro corta cabelo e faz a barba de pessoas. Ele parece ser muito bom no que faz. Porém, enquanto ele corta e apara, vemos um pouco de seus pensamentos. E é aí que a coisa fica sinistra.
Só deus sabe como está a mente do palhaço barbeiro.
Tentei traduzir Kaanch no google translate e a resposta foi vidro. Nos créditos temos como se fosse um espelho quebrado. Então acho que faz sentido.
Assista aí ao cruta Kaanch:
Eu gostei bastante desse curta. Ele é bem sinistro. O cara tem uns pensamentos intrusivos malucos. Mas também tem alguns outros pensamentos, em um fundo mais cinza, onde parecem ser memórias ou traumas.
Quando ele pensa em cortar a orelha do cliente, corta para uma dessas cenas cinzas. E eu voltei para conferir e aparece uma criança (imagino que seja o próprio personagem) sento amassado e esticado por duas mãos que o puxam para lados diferentes. Pais se separando e a criança no meio?
Mais tarde temos ele sendo ameaçado por várias mãos gigantes enquanto ele, pequeno, não consegue reagir. Sensação de Impotência?
A relação de impotência com o poder que um barbeiro tem (ele está com uma navalha perto da garganta do cliente) é um contraste clássico na ficção, vide Sweeney Todd, o barbeiro diabólico da rua Fleet. Mas no fim ele é um cara ajustado. A gente não pode julgar alguém pelo que ele pensa e não faz, certo? Pois é.
Então é isso. Curta maneiro.
E você, cortaria o cabelo nesse barbeiro?
Deixe sua opinião quia na área de comentáiros.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.