Le Silence de la Rue – curta de animação

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de curta metragem e eu trouxe uma animação francesa bem interessante chamado Le Silence de la Rue.

Le Silence de la Rue short film

Le Silence de la Rue (O silêncio da rua) é um curta da Miyu Productions, com direção da Marie Opron. O curta conta a história de um homem que, enquanto caminha pela cidade, enxerga uma flor em uma sacada. Ele tenta parar para observar a flor, mas a cidade, com sua vida própria e seus fluxos, acaba arrastando esse homem para lugares estranhos e diferentes.

O curta não tem falas e é todo sobre fluxos. Sobre a dificuldade de deixar esse fluxo permanente e incessante da cidade para viver no próprio tempo. Existem momentos de calmaria, mas o ritmo sempre te pega de volta.

Assista aí ao Le Silence de la Rue:

Apesar de achar tudo muito simples e até um pouco (não muito) óbvio, eu gostei desse curta, especialmente por conta do traço. Esse traço em preto e branco, que fica se mexendo o tempo todo sempre me causa uma estranheza muito forte. Mas é uma estranheza boa.

Esse final, onde o é jogado de lá para cá por tanto tempo que ele perde seu conteúdo (representado pelo preenchimento em preto) se tornando igual aos outros e se ‘adequando’ ao fluxo.

No fim ele perde a sua individualidade e isso é, claramente, um final triste. Mas a trilha me parece uniforme demais e é possível nem perceber isso. Por um lado isso é um problemão, mas é interessante pensar como a narrativa ganha uma sutileza quando uma muleta interpretativa não aparece (a trilha nesse caso). Eu não sei.

Le Silence de la Rue short film

Então é isso, um curta legalzinho. Eu curti bastante.
E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta