Metamorphosis – curta sobre autismo

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de curta metragem e eu trouxe um curta desses de tocar o coração. Então vamos nessa com Metamorphosis.

Metamorphosis

Metamorphosis é o curta de graduação de Aitolkyn Almenova. Eu não sei exatamente de qual o país essa pessoa é, mas os créditos parecem ser escritos em cirílico. Achei. O cara é do Kazaquistão.

Enfim, o curta tem uma sinopse muito simples: uma jovem mãe e seu filho, uma criança no espectro autista.

O curta começa com a mãe e o garotinho, mas não para ter uma ideia de qual a idade do guri porque os personagens são desenhados como animais antropomórficos. Mas depois vemos que o garoto tem 7 anos. O velho, que parece ser um avô, algo do tipo, mas pode ser pai também. Fica revoltado porque ele tem 7 anos e não consegue comer direito sozinho. Então ele fala mau do guri como se ele não entendesse. Mas ele entende.

E isso vi e a consequências.

O curta tem legendas em inglês e em espanhol. Mas dá para entender mesmo sem porque tem poucos diálogos.

Assista aí ao Metamorphosis:

Eu achei o curta muito bonito. Ele é bem simples no conceito, porque a história é simples. E por simples eu não quero dizer fácil.

Eu gostei demais de pensar que o garoto que é autista, e a menina que também é autista (eu acho) são pessoas com máscaras de animais. Enquanto as pessoas ditas-normais são animais. Acho simbolicamente fantástico. E o garoto precisa tentar ser o que ele não é.

A pessoa com autismo vive tentando parecer que não tem, sendo que não deveria ser assim né. A ideia é que eles tenham o espaço para viver felizes do seu jeito. Mas nossa sociedade capitalista é muito utilitarista e não conseguimos pensar em formas diferentes de felicidade.

Enfim, o curta é lindo demais. Gostei muito.

Metamorphosis

Então é isso aí, curta lindão. Adorei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta