Mother! (2017) – resenha com spoilers

Salve, salve, seres humanos da terra.
Eu já tinha ouvido falar bastante desse filme que eu trouxe hoje, mas não tinha assistido ainda. Finalmente assisti porque me convidaram para gravar um podcast e eu realmente preciso falar dele aqui. Então vamos lá falar de Mother!

Mother

Mother! – resenha com spoiler:

Mother! é um filme de 2017 e é um daqueles filmes que é praticamente impossível falar sem dar spoiler. Eu já digo que é um filmão, então se você ainda não assistiu, pare aqui e assista. Porque eu vou falar do final e da interpretação que eu tenho do filme.

O filme é do Darren Aronofsky e é uma metáfora, então sem a chave de interpretação correta o filme parece só doideira.

A história:

O filme se passa em uma casa, onde um casal vive isolado no meio do nada. O cara é algum tipo de poeta/escritor algo assim e a esposa (a Jennifer Lawrence) fica por ali reformando a casa, porque é isso que ela gosta de fazer.

Logo de cara vemos que tem algumas coisas estranhas porque tem uma cena esquisita antes do filme começar. Além disso os personagens não têm nomes.

A treta começa a acontecer quando um médico passa por ali para visitá-los e acaba sendo convidado para ficar. Depois vem uma mulher (a Michele Pfeifer) e o casal vai ficando na casa. O casal é entrão, o cara fuma dentro de casa, a mulher é enxerida e ninguém respeita a dona da casa.

Então chegam os filhos desse casal e um dos irmãos mata o outro. Daí vem o enterro, que logo vira uma aglomeração e uma festa muito doida na casa. Ninguém respeita nada e a Jennifer Lawrence vai ficando puta. Até que alguém quebra a pia e ela expulsa todo mundo.

Mother

O filho:

Depois ela engravida, o marido fica inspirado e lança um novo livro. Quando eles estão felizes (ela ainda está grávida) começam a chegar os fãs do cara. Os fãs são loucos e começam a destruir a casa (que ela sente como se a casa fosse ela) e a casa, que parece um mundo, começa a enlouquecer.

Então vem a cena chocante do filme, quando ela tem o bebê. Ela quer que o marido mande essa corja de malucos embora, mas o marido adora o amor que o povo dá para ele (mesmo que destrutiva). Quando ela cochila, ele leva o bebê para mostrar para os fãs, que o carregam e acabam matando o bebê. Então eles COMEM o bebê.

O fim e o recomeço:

Ela fica puta e, vem o clímax do filme, e ela explode a casa. Ela fica quase morta, toda queimada, então o marido (que é o Javier Bardem), revela que ela é a casa. Ele também revela que ele criou ela e que ele precisa tentar de novo. Ele pega o coração dela e transforma em um diamante que já tinha aparecido antes no filme.

Então a casa se regenera em uma cena idêntica à cena do começo do filme e tudo recomeça. Fim.

Mother

Eu não sei porque eu estou contando o filme já que você já assistiu, mas acho importante relembrar as coisas. Até porque é relembrando que eu esclareço as ideias na minha cabeça.

A metáfora

O filme é uma doideira, porque ele é super metafórico e tudo acontece e escala muito rápido. A interpretação mais comum é que é uma metáfora bíblica. Especialmente porque o Javier Bardem é creditado como Him, com H maiúsculo.

Então ele é Deus, ela (e a casa) é o mundo, ou a mãe Terra. E todo o resto dos personagens são a humanidade, incluindo Adão, Eva, Caim e Abel na primeiro metade. E o bebê é Jesus, que é morto pela humanidade que se alimenta dele. A loucura dos fãs é a própria religião, que o Deus acha legal, mesmo que isso cause dor e sofrimento para o mundo.

É basicamente isso.

O que eu achei de Mother! ?

Que filme maneiro! E eu assisti já com o spoiler tomado. Eu já sabia quais relações procurar no roteiro. Eu queria ter tido a experiência de assistir sem saber nada para ficar com cara de “ué”. Sabendo da metáfora tem algumas referências muito claras, como uma cena que mostra o Adão com um ferimento nas costelas.

Mas, mesmo assim, mesmo sabendo o que esperar, ainda é um filmaço. As cenas são muito interessantes e a edição faz milagres nesse filme. Tem uma boa metade do filme que é contemplativo e esquisitão, mas depois que os “fiéis” começam a invadir a casa e fazer as suas guerras lá dentro, é ação para caramba. É sensacional.

Se você não viu Mother! e leu até aqui, assista mesmo tendo tomado o spoiler. Se você já viu, então você sabe do que eu estou falando. Assista de novo que é bom.

Tem a cena do bebê morrendo e depois aparecendo seus restos mortais dando a entender que comeram o bebê. Pensando em um bebê é uma cena bizarra e gore. Mas pensando na metáfora é isso, só uma metáfora. A cena é tensa, porque a Jennifer Lawrence está muito bem no papel e ela está interpretando uma mãe que perde um filho de um jeito bizarro.

O Javier Bardem interpreta um personagem escroto, mas ele é um baita ator também. O filme ainda tem Ed Harris e Michelle Pfeifer.

Então é isso, filmaço. Recomendo demais.
Mas e você? Já viu? Tinha entendido? Ficou mais confuso ainda?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. 5 fevereiro, 2023
  2. 5 fevereiro, 2023
  3. 6 fevereiro, 2023
  4. 8 fevereiro, 2023

Deixe uma resposta