Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de um filme bem simpático que eu vi na Netflix esses dias aí. Então vamos nessa com Moxie!

Moxie

Moxie é um filme de 2021 e conta a história de uma menina chamada Vivian. Ela é toda certinha e uma adolescente com uma vida tranquila, tanto que ela não sabe pelo que lutar. Ela precisa fazer uma redação sobre uma causa que ela apoie e ela simplesmente não se identifica com nada.

Quando as aulas começam, uma menina nova chamada Lucy entra em sua turma. Lucy começa a sofrer assédio por Mitchell, o playboy macho-escroto líder do time de futebol. Então Lucy reclama com a diretora que não faz nada. Quando Vivian conversa com a garota, ela diz que não abaixa a cabeça.

Basicamente a escola é toda errada. A diretora não ouve as reclamações de abuso. Ela trata o time masculino (que só perde) como heróis e o time feminino (que ganha jogos) como lixo

O bicho pega mesmo quando começa a rolar uma lista que trata as garotas como objetos. Lucy é especialmente atacada, mas então a Vivian se dói.

Moxie:

Acontece que Vivian teve uma conversa com a mãe, que contou que era super ativista feminista na adolescência. Então Vivian tem acesso ao material de estudo dela. E finalmente, depois do caso da lista ela cria um fanzine anônimo chamado Moxie.

No fanzine ela mete o pau na escola, até porque ela merece mesmo. Então ela deixa os fanzines no banheiro (escondida) e as meninas da escola começam a curtir as críticas dela. Aos poucos elas começam um movimento de apoio e isso vai mudar toda a estrutura escolar.

A Vivian tem uma amiga que é mais reticente em aderir aos movimentos porque a mãe é muito rígida. E tem um garoto legal não-muito-machista que a Vivian gosta.

Então no meio disso tudo ela precisa lidar com o machismo, com as represálias, com seu sucesso, mas também com suas falhas. Porque o movimento não é fácil

E eu vou parar de falar por aqui porque não quero dar spoiler.

Moxie

O que eu achei de Moxie?

O filme é bom. É simples, é uma visão não muito profunda de uma luta que me parece mais complexa, mas com toda a certeza o filme é bom. É um filme simples, muito gostosinho e bem feito.

E sim, ele começa com um assédio mais leve, mas chega mais longe e trata de temas mais pesados.

Tem uma questão racial, que quem sofre mais assédio e mais combativa no começo é a Lucy, que é uma menina negra, mas quem começa o movimento é a menina branca bonitinha. É uma questão que é problemática, mas acho que mais para frente todas têm seu momento de protagonismo e a luta das meninas é bem interseccional.

Recomendo o filme. Assiste lá. É legal.

Moxie

Então é isso aí. Filme legal. Gostei.
Mas e você, já se engajou hoje?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Diogo disse:

    Eu só vim dizer que cai aqui de paraquedas e estou a adorar o blog!!! Muito obrigado por todo o trabalho !!!!

Deixe uma resposta