Mundo Duplo – resenha sem spoiler
Salve, salve, seres humanos da terra.
Esses dias eu entrei na Netflix, meio sem rumo, sem saber o que assistir, meio que pensando “Me surpreenda”. Fui passando o mouse por ali e vendo pedaços de trailers até que parei em um filme chinês. Gostei do trailer e assisti ao Mundo Duplo. Então vamos lá, hora da resenha.
Mundo Duplo (Double World ou 征途 no original) é um filme chinês, com áudio original em mandarim. O filme conta a história de uma guerra entre dois reinos que eu já esqueci o nome, o reino do sul e do norte.
O Passado:
Houve uma guerra que durou muito tempo, mas os países chegaram a um acordo de paz. Os reinos estão em paz há 10 anos, mas um novo rei do norte ameaça essa paz. O filme começa com uma tentativa de assassinato ao rei do sul, o que é considerado uma declaração de guerra.
Então, o povo do sul convoca seus melhores guerreiros de seus clãs para um torneio que deve selecionar os generais para o exército. Não faz muito sentido colocar seus melhores guerreiros em um torneio de vida ou morte e arriscar perder todos eles (exceto 1), mas logo descobrimos que quem está organizando esse torneio muito doido é, na verdade, um traidor.
Personagens:
Então temos os três protagonistas: Dong YiLong é um jovem bastardo que ninguém respeita em seu vilarejo. Ele é jovem, ágil e de bom coração. Chu Hum é um soldado da época da guerra anterior, considerado um desertor. Logo sabemos que o batalhão dele foi traído naquela época e ele planeja se vingar do responsável, que é quem está organizando o torneio. Os dois são do mesmo clã, mas perdem seu terceiro membro no caminho do torneio. Então eles aceitam a jovem Jinggang, uma menina muito habilidosa e sem passado que quer se tornar uma lenda.
Então eles partem para a competição que é muito doida e, em paralelo a isso, temos a conspiração para matar o rei. Chu Hum quer matar o organizador do torneio. Tem uma outra menina que quer matar o Chu Hum por causa de uma coisa do passado. Todo mundo vai ficando meio amigo, mas logo eles são descobertos e atacados pelos conspiradores.
Uma coisa interessante é que o filme é bem pé no chão, com lutas bem feitas e bem coreografadas, mas tem algumas coisas meio místicas rondando por ali. O organizador do torneio, que é o vilão, tem uma espécie de leão negro gigante. Aparece um escorpião gigante no começo do filme. E tem um outro monstro que parece um dragão também.
O que eu achei de Mundo Duplo?
É engraçado ver esse filme, porque ele é basicamente um anime shonen, só que com pessoas de verdade. Os personagens tem arquétipos muito clássicos, o Chu é o guerreiro sério e amargurado, o Dong é protagonista bobão de bom coração, a Jinggang é a menina fofa superdivertida que não tem como não gostar. Além disso, o roteiro é capenga e resolve tudo com um torneio que não faz o menor sentido, mas é muito maneiro.
O Torneiro é uma mistura de Mortal Kombat com Jogos Mortais.
Além disso, as lutas são muito maneiras e todos os personagens são muito estilosos. Tem um time só de mulheres com umas armas muito estilosas e elas mandam super bem no torneio (até uma parte lá que… bem, não vou dar spoiler).
A história é simples, meio brega até, mas tem uma porradaria e cenas de ação muito legais. Tem uma cena de desmembramento e uma pessoa sendo comida por um leão gigante, tudo antes de 5 minutos de filme.
Ah sim, a história é tão simples que poderia ser um filme infantil, de luta e amizade, mas o filme tem gore, não pega leve na violência e tem classificação +16.
Pontos Fracos de Mundo Duplo:
Por enquanto, na Netflix, o filme só está legendado. Não tem dublagem. Para mim não é problema, mas pode ser para algumas pessoas.
Mas, o principal ponto fraco é: As personagens femininas são muito maltratadas. A história é sobre os caras (o Chu e o Dong). A Jinggang é a melhor personagem, mas a história não é sobre ela. Ela acaba sendo uma muleta narrativa para os caras e, exatamente por isso, ela tem um final bem meia boca. Assim como uma outra personagem que eu esqueci o nome.
Alguns efeitos especiais são bem capengas.
Pontos Fortes de Mundo Duplo:
O filme tem bons diálogos (mesmo que curtos), é divertido e as lutas são ótimas, além de muito criativas. O torneio (em especial a primeira fase) é muito bizarro, mas rende ótimas cenas de gente se dando muito mal.
E tem ação o tempo todo. Como eu disse, já tem uma luta com duas mortes nos 5 primeiros minutos e segue tendo ação o tempo todo.
Em Resumo:
É um filme que trata mal suas personagens femininas, mas é um bom filme de ação doida em todos os outros aspectos. A história mesmo não é grandes coisas, mas a narrativa é bem divertida.
Eu recomendo.
Então é isso. Mundo Duplo é um filme chinês de luta com monstros em um mundo doido. Eu gostei.
E você, ficou interessado?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
Fala da trilha sonora, a ultima musica é muito boa!
Se isso era sem spoiler, eu não sei o que é spoiler. Ainda bem que já vi o filme ou ficaria bem chateado.