Na Teia da Aranha (2001) – Filme Velho Review
Salve, salve, seres humanos da terra.
Faz um tempo que eu tenho assistido filmes recentes (especialmente os filmes de herói que estão atrasados) e não tive tempo de trabalhar (hahahaha trabalhar) na melhor série do site, que é o Filme Velho Review. Então vamos nessa com Na Teia da Aranha.
Na Teia da Aranha (Along Came a Spider) é um filme de 2001, mas ainda tem um cheirinho de anos 90.
O filme conta a história de um detetive fodão chamado Alex Cross, interpretado pelo Morgan Freeman. A primeira cena do filme é de uma investigação onde uma policial está infiltrada e Alex está coordenando. Mas a missão fracassa e o suspeito acaba caindo de uma ponte, junto com o carro e com a parceira.
8 meses depois, Alex está de licença cheio de problema psicológico, mas ele recebe um chamado para um novo caso.
Na Teia da Aranha (2001):
O novo caso começa quando um professor de uma escola de elite sequestra uma das alunas. A escola é daquelas onde estudam filhos de presidentes, embaixadores, diplomatas e tudo o mais. A escola é tão de elite que quem faz a segurança é o serviço secreto.
Então um dos professores sequestra uma aluna. E o detetive Alex Cross recebe uma ligação com uma pista para o caso. Logo ficamos sabendo que o professor sequestrador é, na verdade, o cara que caiu da ponte no prólogo. Sim, ele está vivo e quer algum tipo de vingança contra Cross. Então já sabemos quem é o sequestrador. Então qual o mistério do filme?
Alex começa a trabalhar com o Jay-Z Jezzie, que era chefe da segurança da escola. Eles vão descobrindo que o sequestrador é narcisista e quer que a busca seja um desafio e eles vão dando corda para o cara. Então eles deduzem que o plano dele é usar a menina para sequestrar outro guri, ainda mais rico e importante e conseguem frustar os planos do cara.
Então o bandido liga e pede um resgate em diamantes e faz uma bela operação para poder receber e não acabar preso e nem visto.
Sequestro dentro do sequestro:
Aí a coisa começa a ficar interessante, porque o sequestrador mantinha a garota em um barco. Então ele chega e descobre que a menina sumiu.
Então temos um clímax antecipado quando o sequestrador ataca a casa de Jezzie e depois de muito papo Alex atira nele e o mata. Mas cadê a garota? A família fica puta porque o detetive matou o sequestrador e ninguém sabe onde está a garota.
Então Alex começa a juntar as peças. Pedir dinheiro não fazia o estilo do sequestrador, então tem alguém se aproveitando da investigação. Ele descobre que a equipe da escola tinha condições de impedir o sequestro, mas não o fez.
Então, em resumo, Jezzie e um outro funcionário da segurança descobriram que o professor ia sequestrar a aluna e fizeram todo um esquema para seguir o cara e se aproveitar da situação. Então a cena onde o sequestrador descobre que a menina sumiu, é porque essa dupla re-sequestrou a menina.
Quem sequestra dos sequestradores?
No fim a Jezzie é a vilã e ela resolve matar a menina, mas ela é sagaz e consegue fugir por tempo suficiente para o Alex Cross descobrir onde é o esconderijo, chegar e meter bala em todo mundo. E fim.
O que eu achei de Na Teia da Aranha?
Eu gosto desse tipo de filme que adianta o Clímax. Ele pega algum elemento clássico de virada de roteiro, algo que poderia ser o final do filme, mas adianta. O fato do sequestrador ser o cara da primeira cena (que caiu da ponte mais não morreu) podia ser o final do filme, mas nós já sabemos isso desde o começo.
Então tem uma virada da virada, um sequestro do sequestro. Isso é interessante. Eu gostei bastante.
Isso é uma coisa difícil de dosar em filmes de detetives. Porque ou você faz um personagem super fodão que não é pego de surpresa nunca, mas para evitar isso o detetive falho pode acabar sendo completamente incompetente. Esse filme consegue dosar legal. O Alex Cross é um cara sagaz, mas não resolve tudo fácil demais também.
Uma coisa interessante é que têm várias cenas da menina sequestrada tentando escapar. Então ela não fica lá parada sendo só garota refém. Achei isso legal.
Então em resumo: É um filme bem interessante e competente. Não tem nada de genia, fantabulástico nem nada, mas é um bom filme de investigação.
Recomendo, mesmo já tendo contado o final.
Na Teia da Aranha está na Netflix.
Então é isso. Filme legal. Gostei.
Mas e você, sabia da existência desse filme?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.