O W da Questão – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de resenha e eu quero falar de um filme totalmente obscuro. Até porque não é americano, nem inglês, nem de nenhum país aí dos clássicos do cinema. Então vamos nessa falar de O W da Questão.
W da Questão (W jak morderstwo) é um filme polonês de 2021 que está na Netflix. O filme não tem nenhum ator ou atriz que eu conheça e todo mundo tem nome difícil.
A história é a seguinte: Magda encontra uma mulher morta na pequena cidade de Podkowa Lesna, ela chama a polícia, mas começa a ajudar na investigação. Isso porque ela é amiga do inspetor (todo mundo se conhece porque é uma cidadezinha), ela é viciada em literatura policial e ela é curiosa também.
Porém, a coisa começa a ficar interessante, quando citam que a moça morta estava com um colar com a letra W. Magda tem um colar com a letra M, e sua amiga Weronika tinha um colar com a letra W, mas ela desapareceu há 15 anos. Não, a mulher morta não é a Weronika.
Enquanto isso, Magda ainda tem seus problemas pessoais para resolver. Ela parou de trabalhar para cuidar dos filhos. O veterinário da cidade quer que ela volte a trabalhar. O marido dela é um escroto e parece que ele está traindo ela.
Então no meio do drama da própria vida, ela fica se metendo e se envolvendo na investigação (até porque o Inspetor é bem incompetente) e começa a descobrir os podres de algumas das pessoas importantes da cidade.
E isso é tudo que eu vou falar, porque to quase na zona de spoiler.
O que eu achei de O W da Questão?
Nós achamos o filme na Netflix como uma comédia. E não é bem uma comédia. É um filme policial, mas também não chega a ser um thriller.
O que tem de engraçado é que o Inspetor é incompetente e a Magda é enxerida e isso gera umas briguinhas entre eles são divertidas.
A história da morte e o motivo do assassinato são bem sérios, são temas sociais importantes sim, mas o filme não chega a ser um suspense sinistro porque todo mundo é meio incompetente.
Então é um filme divertido apesar de ser sobre assassinato e traições. Ele tem alguns erros de ritmo e umas bobagens especialmente no final (os vilões contam o plano só porque sim), mas mesmo assim ele é um filme fofo. Eu posso dizer que independente dos erros ele é um filme com o coração no lugar certo.
Não é nada genial, nada espetacular, mas é um filme divertido. Recomendo até porque quantos filmes poloneses você conhece?
Então é isso. Filme legal. A Magda é uma fofa. Gostei.
Mas e você, saberia ajudar a polícia a polícia a resolver um crime?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.