Official Secrets, filme sobre um vazamento real – trailer
Salve, salve, seres humanos da terra.
Em tempos de vazamentos e muita discussão sobre ética, informação e governos fazendo coisa de filha de puta e mentindo descaradamente, eu me deparo com um filme sobre vazamentos. Que conveniente, não é mesmo? Então hoje é dia de Official Secrets.
Official Secrets é um filme sobre a história real de Katharine Gun. Essa moça foi a responsável pelo vazamento de um documento que expunha articulações do governo dos Estados Unidos para influenciar a Conselho de Segurança da ONU a “permitir” a invasão do Iraque em 2003.
É complexo, mas é uma história real, e por isso é complexo. Então vou tentar explicar.
História:
Essa moça, Katharine Teresa Gun, trabalhava como tradutora para Government Communications Headquarters (GCHQ, um orgão interno da inteligência britânica. Ela recebeu um email de Frank Koza, o chefe da parada toda lá e, nesse email, ele pedia auxílio em uma operação secreta e ilegal.
Eu não sei se eu entendi exatamente qual que a operação, mas pelo que eu entendi, o objetivo era sabotar os escritórios de 6 países na ONU, justamente países que poderiam intervir na decisão de aprovar a invasão do Iraque: Angola, Bulgaria, Camarões, Chile, Guiné e Paquistão.
Eu não tenho certeza se é isso mesmo, foi uma tradução rápida do artigo na wikipedia, mas dá para ter uma ideia. Para saber exatamente o que rolou você vai ter que ver o filme mesmo.
Inclusive assista aí ao trailer de Official Secrets:
Pelo trailer, parece que o clima do filme vai ser bem intenso. E nem precisava de um baita trailer na verdade. Essa história já parece ser surreal o suficiente e eu adoro filmes baseados em histórias reais, especialmente quando a história já foi secreta.
Eu quero assistir esse troço, sem sombra de dúvidas.
OFFICIAL SECRETS é dirigido por Gavin Hood (Ender’s Game: O Jogo do Exterminador e X-Men Origens: Wolverine) e estrelado por Keira Knightley (Piratas do Caribe e Jogo da Imitação) e Mathew Good (Ozymandias em Watchmen).
A estreia está marcada para o dia 23 de Agosto de 2019.
Então é isso, mais um filme para entrar na lista de filmes para o curso de jornalismo. Eu quero ver.
E você, o que acha? Já tinha ouvido falar dessa história?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
via Geek Tyrant
A ideia é bem legal, tem potencial para ser um grande filme. Mas me bateram algumas dúvidas: esse filme foi produzido pelos norte americanos? Vão contar um pouco da Sujeira deles para depois enaltecer as qualidades ímpar de seus cidadãos? No filme o presidente deles sabia do plano (porque na maioria dos filmes de crocodilagem dos EUA o presidente é um santo que nunca sabe de nada).
A produção é britânica. Mas, mesmo assim, esses filmes de vazamento não tem medo de botar o dedo na cara dos presidentes não. Se você pegar Todos os Homens do Presidente e The Post, por exemplo, os caras não têm a menor culpa em afirmar que o Presidente sabia.
Em Todos os Homens do Presidente, o Nixon mais do que sabia. Ele é o culpado, na verdade.