PARASITA, resenha com spoilers

Salve, salve, seres humanos da terra.
Parasita é um dos grandes filmes de 2019. Ganhou Globo de Ouro, um monte de outras coisas e está bem cotado para ganhar alguns Oscars aí. Pois bem, e postei o trailer do filme quando ele ainda estava nos circuitos cults e já achava que seria uma baita filme. Mas, enrolei para ver e todo mundo já falou do filme. Então essa resenha vai ter spoiler porque você já teve tempo de assistir ao filme. Vamos lá.

Parasite Poster

Parasita – resenha com spoier:

Parasita é um filme Coreano, que se passa na Coreia do Sul, mostrando a desigualdade social brutal desse belo país que tem uma economia super forte. Um país onde os ricos são ricos de verdade e os pobres são pobres de verdade.

A história foca em duas famílias, os Kim, que são pobres e moram em um casa abaixo do nível da rua em uma parte da cidade que já é bem ruim; e os Park, ricos que moram em uma bela casa em um lugar mais agradável.

Os Kim são bem pobres e conseguem um emprego precário de dobrar caixas de pizza. Na primeira cena do filme, vemos o filho (Ki-woo) tentando conseguir uma conexão Wi-fi grátis, o que permite que eles consigam esse subemprego.

Parasita

As coisas mudam quando um amigo de Ki-woo consegue para ele um trabalho como professor de inglês para a filha da família rica (Da-hye). Então Ki-woo começa a dar as aulas para a garota e logo consegue indicar a irmã (Ki-Jung) como professora do caçula insuportável da família rica.

A partir daí começa toda uma rede de mentiras, porque os irmãos logo conseguem emprego para a família toda, mas eles seguem fingindo que não se conhecem. Isso é o que está no trailer.

Daqui para frente vêm os spoilers.

No fim, obviamente dá tudo errado, porque a antiga governanta da casa descobre a farsa e ela também tinha um segredo. Resumindo muito, a casa possui um bunker secreto, que nem os Park conhecem, e a antiga governanta mantinha seu marido escondido ali. Mesmo que ela tenha passado anos com um “bom emprego” na casa dos ricos, ela nunca conseguiu pagar as dívidas que ela contraiu com agiotas.

Então começa uma briga entre esses dois grupos de “charlatões” enquanto a família rica esnobe segue sem perceber nada, exceto “o cheiro”.

Nessa mesma noite da treta acontece uma chuva brutal. Para os ricos é uma bela chuva, mas para os Kim, significa alagamento e a quase perda de todos os pertences, inclusive a própria casa, que já era precária.

Isso tudo você já teve ter visto em memes por aí.

Parasita

Daí no clímax do filme, temos a festinha de aniversário do moleque amaldiçoado, mas o marido da ex-governanta consegue fugir do porão e atacar todo mundo com uma faca. E aí tem a reviravolta final que eu não vou contar, mas é brutal.

E esse é o filme, uma família de gente muito ferrada se virando para sobreviver e aplicando um golpe em uma família rica e otária.

Parasita

O que eu achei de Parasita?

Eu detesto a expressão “Esse filme é um soco no estômago”, mas eu precios de alguma expressão boba tipo essa para descrever esse filme. Então vamos lá.

Parasita é um chute no cu da sua mente. Eu já tinha tomado um monte de spoilers, não da cena final, mas de quase tudo até ali, e eu sabia que o filme seria terrível. Mas, mesmo assim, o filme me impactou de um jeito que eu nem consigo explicar direito.

A Coréia do Sul é um desses países super modernos e ricos onde os índices econômicos são maravilhosos e as empresas gigantes de tecnologia (como a Samsung) prosperam seus impérios. Esse filme mostra a terrível desigualdade social brutal que existe na margem dessas belas sociedades. Eu lembro de ter lido (ou ouvido) alguém dizendo que esse filme é a luta de classes em sua forma mais pura. E eu concordo.

Existem uma série de coisas legais a se notar no filme que evidenciam ainda mais a desigualdade e como ela se perpetua de forma ideológica para a própria classe mais baixa. A forma como o marido da ex-governanta idolatra o pai da família rica e até os Kim tem alguma simpatia por eles durante parte do filme, deixa isso um pouco claro.

Alguns comentários pontuais:

Outra coisa a se notar é que, mesmo estando os 4 empregados, ganhando relativamente bem, os Kim não conseguem mudar de vida. Eles deixam de passar o perrengue inicial, mas continuam morando no mesmo local, com risco de perder tudo e de ficar sem nada caso percam o emprego. Assim como a ex-empregada, que perde o emprego e não consegue mais nada.

Além disso, existe um fetiche meio bizarro na cena de sexo meia boca entre o casal Park. Por mais que o rico-esnobe tenha nojo do cheiro dos pobres, “o cheiro do metrô”, na cena ele lembra da “calcinha barata”, que é a calcinha da Ki-Jung.

É legal notar também que, não só a vida da família Park é totalmente artificial, como as próprias relações entre eles também são. Quando o pai dos Kim pergunta para o senhor Park se ele ama a esposa, ele entende a pergunta como sem sentido. A sensação que eu tenho é que, para os ricos, as relações são puramente sociais. Casa-se porque sim e têm filhos porque sim. A própria educação dos filhos acaba sendo delegado a terceiros. Os pais nem percebem que a filha dá uns pegas nos professores!

É claro que isso é um resumo de tudo que é possível de discutir sobre esse filme e não da para expressar tudo aqui. E esse texto já está gigante.

Concluindo:

Parasita é um baita filme! Eu não sei se é o melhor filme de 2019 porque eu não faço listas e não dou notas. Mas, com toda a certeza, é um grande candidato ao Oscar e eu não vou ficar nem um pouco chateado caso ganhe (tirando o fato que eu não ligo para o Oscar).

Se você ainda não assistiu ao filme, assista! Se assistiu, pode assistir mais uma vez porque é muito bom mesmo. Eu adorei esse filme, mesmo tendo terminado muito puto com a vida.

Parasita cena brutal

Então é isso, um filmaço. Eu curti muito e recomendo bastante.
E você, já assistiu? Acha que vai ganhar o Oscar?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Leonel Aquiar disse:

    Gostei muito desse vídeo e concordo com sua análise. Desde que saí achei que o final era melancólico e que o rapaz estava delirando… Achei esse texto aqui: http://bit.ly/finaldeparasita

  1. 7 julho, 2024

    […] Val deixar ela vir, mas Jéssica não sabe que a mãe mora no trabalho. Então ela chega e tem que ficar na casa da família rica. Chegando lá as relações começam a aparecer mais. A Jéssica aceita ser tratada como visita, […]

  2. 23 setembro, 2024

    […] que está lendo isso, é um dorameiro safado(a). Então é hora de largar as novelinhas e ver filme coreano também. Então vamos de […]

Deixe uma resposta