Pour 585, um curta sobre ódio e poder.
Salve, salve, seres humanos e taças.
Hoje é dia de curta metragem, então prometo que serei rápido e ligeiro. Hoje eu trouxe o curta francês, muito premiado, Pour 585.
Pour 585 é um curta do Patrick Smith e conta a história em um mundo onde as pessoas são taças de vinho, mas recebem seu conteúdo de uma pessoa/taça superior. Mas o que isso representa? A gente pode discutir depois.
A sinopse do Pour 585 é a seguinte:
In a dystopian world populated by animated wine glasses, a timid character tries to escape an important rite of passage. When he disrupts the standard pouring ritual, he discovers that individuality comes with a price. Pour 585 is a cautionary tale about the dangers of conformity that uses metaphor to illustrate the process of indoctrination.
Traduzindo:
Em um mundo distópico populado por taças de vinho animadas, um personagem tímido tenta escapar de um importante rito de passagem. Quando ele quebra o padrão do ritual de derramar, ele descobre que a individualidade vem com um preço. Pour 585 é um conto cautelar sobre os perigos do conformismo que usa metáfora para ilustrar o processo de doutrinação.
Assista aí ao curta e depois eu comento um pouco:
Algumas coisas são claramente perceptíveis na metáfora desse curta, mas nem todos. A fila deixa claro que o rito é obrigatório e o medo do protagonista deixa a entender que o conteúdo, o vinho, é algo ruim, mas necessário.
Então o que o conteúdo representa? Acho que essa é a questão que explica o curta, mas não só isso. O que o tamanho representa?
Para mim, que assisti esse curta no nosso momento político conturbado, o líquido representa uma ideologia de ódio. Digo isso porque o ódio é algo que você consegue passar para frente sem deixar de ter. Além disso, quanto mais ódio você tem, mais ódio você consegue suportar. E, o pior de tudo, existe um sentimento de pertença no ódio. Depois que o cara passa pelo ritual ele se torna igual.
É claro que tudo isso se mostra falho quando o 585 cresce mais (depois de sofrer um bullying) e traz para o cenário um novo nível de extremismo e ódio. O discurso de ódio evolui com o próprio ódio.
E pode acreditar, esse novo mundo, com esse novo nível de ódio é um mundo ainda pior do que o anterior.
Essa é minha interpretação, mas é claro que existem outras. Então qual é a sua?
Então é isso, um curta bem legal, apesar de sinistro. Eu curti.
E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
7 Resultados
coursework writer uk https://writingacoursework.com/
data analysis coursework https://courseworkdownloads.com/
coursework help university https://courseworkdomau.com/
100% free dating sites no fees https://freewebdating.net/
best internet dating service https://jewish-dating-online.net/
good dating sites free https://sexanddatingonline.com/
women for free https://onlinedatinghunks.com/