Recursos Desumanos – série francesa ideia errada sobre RH – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
As vezes eu pego alguma série completamente aleatória, da qual ninguém está falando, e assisto. As vezes eu acho uma pérola esquecida no fundo do mar, mas outras vezes a série é só irrelevante mesmo. Dessa vez eu assisti uma série chamada Recursos Desumanos. O nome é terrível e a série…. vamos lá.
Recursos Desumanos (Dérapages) – resenha
A série é francesa e tem o nome de Dérapages, mas tem a ver com RH e veio para o Brasil (pela Netflix) com o terrível nome de Recursos Desumanos.
A história é a seguinte:
O protagonista se chama Alain Delambre, um cinquentão que trabalhou a vida inteira como gestor de RH, mas foi demitido por já estar velho. Agora ele é desempregado e não consegue emprego de jeito nenhum em sua área. Ele só pega bicos e mal consegue manter o seu apartamento e isso o deixa deprimido e, as vezes, violento.
E tem uma empresa de aviação, a Exxya, que está perdendo mercado e precisa de medidas drásticas. Eles têm um plano de automação e precisam de um executivo leal e corajoso para demitir 1500 funcionários de uma fábrica em algum lugar da frança. Então eles precisam escolher, dentre os executivos, um novo diretor para segurar esse rojão.
Aí começam as ideias erradas.
Ideia errada:
Para escolher o novo diretor, uma outra empresa, a Ideia Errada Consultoria, tem uma ideia genial! “Vamos simular uma crise de reféns!” A gente contrata uns malucos paramilitares e fazem com que eles sequestrem os candidatos para ver quem é leal, quem vai revelar os segredos da empresa e quem tem a capacidade de lidar com a pressão. Puta ideia errada!
Não satisfeitos, eles decidem que, quem vai fazer as perguntas durante o falso sequestro, deve ser um recrutador experiente, mas eles não têm. Então eles vão fazer o processo seletivo de recrutador AO MESMO TEMPO. Se já não fosse ruim o suficiente você fazer uma crise de refésn com seus funcionários, você chama candidatos para fazer parte desse crime processo seletivo. É claro que não tem como dar certo.
E é aí que o Alain Delambre entra, ele é um dos candidatos a recrutador que serão responsáveis pela operação. Sim, a Ideia Errada Consultoria vai colocar gente que eles ainda não confiam para comandar mercenários paramilitares em um sequestro falso. É claro que não vai dar certo.
Preparação:
O Alain, que não tinha trampo faz tempo, se empolga e começa a levar a coisa a sério. Ele paga um ex-policial-possivelmente-criminoso para treinar ele sobre como lidar com reféns e pede ajuda de um hacker para coletar informações dos envolvidos. Para isso ele mente para a família e gasta uma grana que ele não tem.
Obviamente tudo começa a dar muito errado já no segundo episódio (a série tem 6) e tudo descamba para algumas viradas muito surpreendentes.
O que eu achei de Recursos Desumanos?
Essa série é como um capotamento de carro. Você não consegue parar de olhar, mesmo sendo feio.
Existem algumas ideias muito boas, mas as ideias muito boas são coladas com cuspe e com personagens fazendo coisas completamente sem fora da realidade. A premissa, a coisa do sequestro, já não faz sentido, mas seguindo daí, todo mundo faz idiotice o tempo todo. É inacreditável.
O interessante é que as viradas são realmente surpreendentes. Começa com depressão e desemprego, depois vira tretas industriais do capitalismo, depois tem ação hacker, depois vira uma série de cadeia, um filme de julgamento (muito mequetrefe) e, por fim, vira uma outra coisa totalmente diferente e aleatória (não vou dar spoiler do último episódio).
Pontos positivos:
O ponto alto da série, é discutir alguns temas sociais que precisam ser discutidas e são temas que a gente esquece muitas vezes. Desemprego; a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho depois de uma certa idade; a depressão causada por essa sensação de impotência de não ter emprego; e sobre pobreza na França. “É mesmo, também tem gente pobre na França!”.
Pontos Negativos de Recursos Desumanos:
A parte triste é que o bom tema, o desemprego, é deixado de lado quando a história se torna megalomaníaca sobre uma empresa idiota, com funcionários idiotas, fazendo idiotice.
A história do homem comum que enlouquece e pode fazer qualquer coisa é legal, mas segue por uns caminhos totalmente sem pé nem cabeça.
O final (finzinho mesmo, última cena) tem um tom que eu gosto, um clima meio deprê que me agrada bastante. Mas para chegar lá, é um festival de doideira.
Em Resumo:
Em resumo, Recursos Desumanos é uma série com alguns bons conceitos, mas com uma execução de qualidade duvidosa e umas gincanas muito doidas.
No fim das contas, é uma série que me divertiu. Mas não é uma série que eu recomendo. Tem muita coisa melhor para assistir por aí nesse mundão.
Então é isso, série estranha com gente esquisita. Não recomendo.
Mas e você, está empregado? Continuaria trabalhando para uma empresa que te sequestra de mentirinha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.