Sombra Lunar – resenha com spoilers

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de fazer uma resenha, eu to correndo para falar de um monte de filmes que eu assisti de uma vez só. Então vamos nessa falar de Sombra Lunar.

Sombra Lunar é um filme da Netflix que não teve divulgação quase nenhuma e quase ninguém ouviu falar. Eu encontrei ele procurando filmes de investigação policial, mas também tinha uma tag de ficção científica. Parece interessante. Assistimos.

Essa resenha vai ter spoiler da primeira virada. Mas ela é meio óbvia.

Sombra Lunar – resenha com spoilers

Sombra Lunar

O filme começa no futuro, em 2024 , mostrando um mundo todo destruído. Na verdade é uma sala destruída com prédios pegando fogo ao fundo, então ta tudo destruído. Logo temos um corte para 1988.

Em 88 várias pessoas são assassinadas de uma forma misteriosa. Elas começam a sangrar pelos olhos e boca e logo caem mortas. Na investigação descobre-se que essas pessoas têm três furos na nuca e que o cérebro delas derreteu. Alguém está usando uma arma estranha para injetar algo que derrete o cérebro.

O protagonista, Locke, é um policial que quer ser investigador. Ele e o parceiro conseguem uma pista, correm atrás da suspeita (uma mulher negra, de capuz azul) e a deixam encurralada. Então ela mostra que sabe o nome dele e fala umas coisas estranhas do tipo “é aqui que tudo começou?” e “nos vemos de novo”. E ela morre em seguida.

Eu sei o que você pensou, porque é a primeira coisa a se pensar. Viagem no tempo. E é isso mesmo. Caso resolvido, a esposa do Locke dá a luz a uma menina, mas morre no parto.

Resumão

Daí para frente o filme se passa com saltos de 9 em 9 anos. A menina volta a aparecer e Locke começa a entender que ela está voltando no tempo. Então a primeira vez que eles se encontraram (1988) foi a última vez para ela.

Em 1997 eles se encontram de novo e ela mata o parceiro (uma das coisas que ela disse no passado foi “desculpa pelo que eu fiz com seu parceiro”).

Do nada aparece um físico que diz que é possível viajar no tempo de 9 em 9 anos porque a cada 9 anos tem uma lua de sangue e blablabla pseudociência braba.

Então em 2006 ele já está maluco conspiracionista correndo atrás de um fantasma. A filha dele já está com 18 e eles mal se encontram.

Ele fica tentando entender que tipo de gente ela está matando e descobre um maluco que tinha uma seita. Um grupo desses ultraconservadores, nacionalistas armados muito doidos, tipo a Klu Klux Klan ou qualquer outra seita neonazista por aí.

Mesmo assim, Locke já está doidão e quer impedi-la. Isso porque ele acredita que, matando ela, ele vai impedir tudo, inclusive a morte da esposa.

O físico vira vilão doideira do nada. Tem uma ou outra cena de ação, mas no fim o Locke se encontra com a menina, já em 2015. Eles se resolvem no papo mesmo (tem uma revelação que eu não vou dar).

Basicamente ela está matando pessoas que fariam essa seita neonazista crescer e começar uma nova guerra civil nos Estados Unidos.

Depois que ela revela isso, o filme todo se resolve com uma narração em off.

Sombra Lunar

O que eu achei de Sombra Lunar?

Esse é um filme complicado. Ele tem bons conceitos dos quais eu vou me lembrar bem. Mas a execução é bem sofrível. O roteiro parece meio amarrado com arame e os temas estão lá, mas nada é trabalhado com tempo o suficiente para ficar gostoso de assistir.

Começa com mortes interessantes, mas depois todas as mortes ficam iguais. Tem serial killer na sinopse, mas não é um filme de serial killer.

Tem viagem no tempo, mas é explicada em duas frases (mal explicado), os paradoxos são esquecidos e é tudo meio óbvio. Então como sci-fi também não me pareceu grande coisa.

As partes de investigação são muito corridas. A parte da loucura do protagonista que se questiona (acho que a ideia era que a gente se questionasse também) não dura nada e é muito fácil perceber que é viagem no tempo. E tem o drama do pai que não vive com a filha porque ta louco, mas sem muito tempo também.

Então a sensação que eu tenho é que podia ser uma série. Discutir a questão racial de verdade e tratar neonazi como o lixo que eles são. Discussões éticas sobre punição preventiva. Luto. Obsessão. Tudo isso exigia mais tempo.

A trilha sonora do filme é bem legal.

Uma coisa que me incomodou é a falta de lua no filme. Tem lua no nome e eles usam a lua para explicar (mal) a viagem no tempo. E não tem um quadro longo focando a lua. O filme tem pelo menos 4 transições quando rolam os saltos de 9 anos. Perderam a oportunidade de colocar uns takes lindos da lua. Sacanagem.

Então, em resumo, é um filme meio mal acabado. Colocaram boas ideias num saco, sacudiram e o que der deu. Não recomendo.

Sombra Lunar

Então é isso. Filme meia boca. Achei meio qualquer nota.
Mas e você? Já tinha ouvido falar desse filme?
Compartilhe esse post.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Fernanda Gomes disse:

    Ultimamente os filmes andam tão ruins…logo achei esse bom. Mas realmente a idéia é boa, e podia ter sido mais explorada.

  1. 13 outubro, 2023

    […] tem uma raça de elfos e uma raça de Dragões (eu acho). As primeiras três temporadas focam em Lua, Sol e […]

Deixe uma resposta