Sussurros do Coração (1995) – Filme Velho Review
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu quero falar de um filme do Estúdio Ghibli. Eu sei que a maioria dos filmes do estúdio são muito bons, mas eu não assisti quase nada deles. Então estou no momento de corrigir essa falha do meu caráter. Agora estou assistindo vários filmes deles e vão ter várias resenhas do Ghibli por aqui esses dias. Então vamos nessa com Sussurros do Coração.
Sussurros do Coração (1995):
Sussurros do Coração é uma história simples de jovens vivendo a vida com seus desafios da infância/adolescência e tentando se encontrar. Há quem chame de Coming to Age.
A sinopse é bem simples, a protagonista, Shizuku, é uma garota que gosta muito de ler. Ela vive pegando livros na biblioteca, até que um dia ela percebe que alguém anda pegando os mesmos livros que ela. Isso porque naquela época (você que é jovem não sabe) existia cartões de biblioteca nos livros e nele tinha o histórico de quem pegou o livro. Ela começa a ficar curiosa e tenta investigar quem pegou o livro.
Em paralelo a isso, ela está escrevendo uma paródia de Take me Home, Country Road para o coral da escola. Uma amiga está com dilemas porque ela está apaixonada por um garoto, mas recebeu declaração de um outro garoto.
Em dado momento, Shizuku segue um gato e acaba encontrando uma loja de antiguidades. Ela fica amiga do velhinho que cuida do loja e acaba conhecendo o neto dele. Depois de ficar amiga do garoto, finalmente ela descobre o nome dele e percebe que é o tal garoto dos livros: Seiji Amasawa.
Eles ficam muito amigos e começam a se gostar, mas Seiji quer ir para a Italia para seguir seu sonhos: estudar para ser um luthier. Shizuku fica perdida sem saber o que fazer e decide se dedicar a um sonho também: a escrita.
Então ela começa a escrever seu primeiro livro, mas isso vai lhe causar problemas porque ela vai deixando de estudar.
No fim das contas ela precisa aprender um monte de coisas que todo jovem precisa aprender. A lidar com os próprios sentimentos, a seguir os seus sonhos, mas com responsabilidade e tudo o mais.
E eu não vou contar como acaba.
O que eu achei de Sussurros do Coração?
O filme é excelente! Não é um dos mais clássicos do Estúdio Ghibli, mas isso só serve para provar a excelência do Estúdio.
A história é simples, não tem magia, artes marciais, conflitos existenciais complexos nem nada. É uma história comum de jovens sendo jovens e sofrendo por coisas simples. Coisas pelas quais os jovens sentem. E é por isso que é um filme lindo.
Tem triângulo amoroso, treta de família, decisões importantes sobre onde fazer o ensino médio e coisas do tipo. E o interessante é que isso é contado de um jeito interessante, mesmo para mim que acho adolescente muito chato. Adorei o fato de que a Shizuku é uma escritora realista (que tem uma primeira obra que ainda precisa melhorar muito). Adorei.
A única crítica que eu tenho é que os personagens não conversam de livros. Ela fica procurando o cara que leu os mesmos livros que ela, mas livros não são mais tema do filme depois que eles se conhecem. Gosto que eles se conhecem por outro motivo antes dela descobrir que ele é o cara dos livros. Mas logo ele fala que vai embora, a coisa vira um drama e não dá tempo deles conversarem sobre muita coisa. O que é uma pena.
Mas isso é só um detalhe No fim das contas é um baita filme legal e gostosinho de assistir. Recomendo demais. E tem na Netflix. Mas não tem dublado.
Então é isso. Filminho maravilhoso. Adorei.
Mas e você, o que acha? Conhecia Sussurros do Coração?
Comenta aqui para mim.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
Adorei TB.