Temporada de Furacões – filme mexicano – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha e eu tenho assistido altos filmes estranhos com gente esquisita, então vamos lá falar de Temporada de Furacões.
Temporada de Furacões é um filme de suspense e assassinato mexicano de 2023. O filme começa com um grupo de crianças brincando no rio quando encontram um corpo assassinato. Esse assassinato começa a revelar vários segredos de pessoas e de uma sociedade problemática como a grande maioria das sociedades contemporâneas. Acontece que quem morreu foi uma bruxa, ou pelo menos uma pessoa que recebia o nome de bruxa.
O filme tem uma narrativa focada em trechos de personagens. Então ele começa com um letreiramento: “A Bruxa”, então mostra o nome de uma personagem e começamos a ver a história do ponto de vista dela. Na primeira personagem ela está contando o que viu para a polícia, então podemos entender que é a ordem dos depoimentos.
Primeiro temos uma moça dizendo que viu seu primo, Luismi e mais um amigo levando a tal Bruxa e colocando ela dentro de um carro. Ela também conta que a tal bruxa dava umas festas com muito sexo, putaria e drogas e que o tal do Luismi ia lá.
Então interrogam o dono do carro, um cara chamado Munrá, padrasto do Luismi, que levou a Bruxa para algum lugar, também levou namoradinha do garoto que estava sangrando em um outro dia.
Depois interrogam a própria garota, que é uma menor que chegou na cidade fugindo de casa e acabou ficando com o Luismi.
E por fim interrogam e prendem Brando, o garoto que seria o comparsa do assassinato.
A trama e as relações da cidade vão se revelando enquanto vemos a história dessa tragédia.
Basicamente a Bruxa é uma mulher trans que mora sozinha e tem má fama. Ela faz umas festas sinistras e assustadores, que só são festas com putaria, mas são mal vistas. O Luismi tem um caso com ela, mas termina por conta de algumas desventuras e desentendimentos que eu não vou contar nos detalhes porque eu gostei do filme.
O que eu achei de Temporada de Furacões:
Temporada de Furacões é um filme bem esquisito. Eu achei bom, no geral, mas eu entendo que ele pode gerar certo desconforto porque a narrativa foge de algumas práticas normais no cinema que a gente está acostumado (primariamente estadunidense). Ela te mostra o corpo na primeira cena, revela quem matou na segunda e depois vai te contar os motivos e a cadeia maluca de eventos que levou tudo a acontecer.
A forma de contar é estranha, mas no fundo é uma história que todos nós conhecemos. Preconceito, hipocrisia, um monte de gente sem perspectiva presa num cu do mundo sem esperança, e fofoca. A Bruxa não é bruxa coisa nenhuma, é só uma pessoa mais marginalizada do que as outras, um corpo matável e descartável apesar de ter lá a sua utilidade, bem como as figuras de brujos que existem em todas as culturas da América Latina.
Uma coisa interessante é que essa cidadezinha do México parece com muito bairro de periferia daqui do Brasil. Tem uma cena de uma mercearia com um fliperama do lado de fora que eu me senti em casa só de olhar. É um cenário mais brasileiro que 99% dos cenários de novelas da globo. Isso é muito legal.
É um bom filme, bem pesado, com cenas de sexo (não explícito) e drogas e morte e tal. Recomendo porque é uma experiência diferente ver filmes de outros países. E é um bom filme, apesar de ser esquisito sim. Temporada de Furacões está na Netflix (e não tem furacões no filme).
Então é isso. Filme diferentão. Recomendo.
E volte aqui para comentar. Já viu algum filme mexicano?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchal.
Filme bem interessante mesmo. Uma história sofrida sobre pessoas sofridas. Interessante acompanhar narrativas latino-americanas.