Walter – um curta bonito e bem doido
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de curta metragem e eu trouxe para você um material bem bonito e bem legal. Tem um monte de coisinhas para comentar, então vamos logo falar de Walter.
Walter é um curta do Lorenzo Fresta pela CalArts. A CalArts é uma escola de artes da California, então é bem provável que esse curta seja um trabalho de conclusão de algum curso ou algo assim. Por outro lado ele não parece ser coisa de aluno, que geralmente têm muitos autores. Pode ser um projeto para divulgar a escola, com professores e mais grana.
Pois bem, o curta mostra um homem-meio-sapo, que deve ser o Walter, andando por um deserto com umas garrafas vazias em uma bicicleta. Logo descobrimos que ele está em uma missão para pegar água de um jeito muito interessante.
Depois de juntar alguma água, ele volta pelo árduo caminho para usar a água, o que vai dar o tom do resto do curta. eu vou deixar para comentar depois. O curta não tem falas, então não depende de idioma.
Assista aí ao Walter:
Esse curta é tão simples que me lembra um monte de coisas. Alguns elementos são tão básicos, tão mundanos, que se tornam quase clássico. Alguém andando de bicicleta com garrafas vazias me lembra Chaves. O estilo da animação me lembra coisas dos Estúdios Ghibli.
A coisa aventuresca surreal me lembrou Dragon Ball (sem Z ), especialmente quando Goku e Kuririn treinam com o Mestre Kame. Imagina que o Walter faz isso todos os dias. Corre, pula, pega nuvem, enche as garra, carrega as garrafas por uma escadaria. É o treino do Mestre Kame. Fora que ele é pequeno e ágil, lembra muito os garotos mesmo.
Mas o que mais me lembrou mesmo, foi um dos curtas mais tristes que já apareceram aqui no site, o The Tree. Porque tem os mesmos elementos: Um solitário em um deserto, comendo o pão que o diabo amassou, todos os dias, para salvar uma plantinha morimbunda.
A diferença é que lá o motivo é mais triste. Aqui a virada final é mais poética e lúdica.
Bom, eu adorei Walter. Assista de novo. tem uns detalhezinhos para pegar em uma segunda assistida.
Então é isso, um curta maravilhoso. Adorei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Uma abraço.
E tchau.