Watchmen: capítulo 2 – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de quadrinho e como eu desaprendi a ler e não estou lendo mais nada, então vou falar de filme de quadrinhos. Vamos nessa com o Watchmen: capítulo 2.
Watchmen é um quadrinho clássico dos anos 80, um gibi que traz muita coisa nova para a época, um mundo mais realista, onde os heróis são cínicos e malucos e muito pouco podem fazer durante a guerra fria. Heróis que não conseguem parar a escalada de violência entre Estados Unidos e União Soviética. Não vou explicar o quadrinho.
Pois bem, teve um filme de 2009, com o Zack Snyder. Ele mudou pouca coisa no filme, que na minha cabeça ainda é bom, mas o que ele mudou foi para pior. Enquanto o quadrinho é cínico e sujo, o Snyder coloca uma estética fodona de herói, porque ele não entende nada do que lê.
Agora, em 2024 saiu um filme animado, em duas partes. Eu já resenhei a primeira parte aqui no site e vou comentar a segunda, rapidinho.
Watchmen: capítulo 2:
A primeira parte termina, se não me engano, quando o Rorschach vai preso. Então aqui temos toda aquela parte do Coruja com a Espectral na casa dele. Eles se pegam, ele brocha. Depois eles saem para salvar pessoas e ele fica com tesão. Eles libertam o Rorschach, tentam falar com o Ozymandias, mas descobrem que ele está com o plano maluco e partem para o confronto final em Karnak. Enquanto isso a Espectral vai para Marte e convence o Dr. Manhattan de que existem milagres. Eles voltam para a Terra tarde demais, a Lula Gigante do mal já explodiu em Nova York e eles enfrentam o Ozymandias até perceber que o plano dele deu certo.
A primeira parte, eu comentei aqui, tem pouquíssimas diferenças com os quadrinhos. E eu gostei disso.
Essa segunda parte já tem algumas diferenças maiores e algumas coisas que puxaram da versão de 2009. Além de algumas novidades onde eles tentam deixar algumas coisas mais explicadas. Tem uma cena que mostra a galera fazendo a lula gigante na ilha (eu não lembro disso nos quadrinhos, de repente tem e eu esqueci mesmo). A cena onde o Coruja velho morre é mais explicada, mostram porque a gangue está indo lá e isso tem relação com a libertação do Rorschach.
Tem mais flashbacks quando enquanto a Lori percebe que é filha do Comediante. E alguns outros detalhes. A cena antes do sexo da Espectral com a Coruja é melhor. Eles interagem mais antes de se pegar e é bem legal.
Tem o Coruja gritando “Não!”, quando o Manhattan mata o Rorschach. Isso eu tenho certeza de que não tem no gibi, quando o Manhattan mata o Rorschach, o Coruja está transando com a Espectral haha.
A Lula Gigante Maluca:
E uma coisa que não falam nesse filme é do aspecto mental da Lula. Nos quadrinhos, a Lula além de ser gigante e explodir, ela tem um cérebro de empatas poderosos, coisas do tipo. E quando ela morre, ela lança uma onda mental super poderosa e ainda deixa um monte de gente maluca. Não tem nada disso nesse novo filme. Mas pelo menos é a Lula maluca e não aquela merda que o Snyder fez no filme dele.
Tem um erro groceiro nessa animação. A Lula fica se mexendo e depois morre. Quando a ideia é que não é um bicho vivo de verdade. É meio que uma mistura de mecatrônico, com umas coisas genéticas sim, mas a ideia é que ela não viva mesmo. Eles não criam uma lula gigante alienígena funcional. Me parece um erro conceitual.
Planos malucos e animação:
A pior diferença é sobre a descoberta no prédio do Ozymandias. No filme, eles descobrem que ele está por trás do ataque ao Manhattan, a morte da Jane Slater (que mal é citada) e do Moloch. Porém, eles não acham nada sobre a ilha e sobre a Lula. Então o caderninho do Rorschach que vai para o jornal maluco, não tem as partes principais da história. No quadrinho, se não me engano, eles encontram tudo. Eu acho.
A qualidade da animação me pareceu pior do que da parte 1. Ou eu vi a parte 1 com mais boa vontade. Aqui já dá para notar que a animação é bem truncada. Bem mal finalizada mesmo. A arte é bonitinha, mas é a movimentação é travada.
O que eu achei de Watchmen: a animação como um todo?
O filme é legal. Não é tão boa quanto a hq, mas é melhor do que o filme do Snyder. Então você pode usar essa animação para mostrar para pessoas que não vão ler o gibi.
Substitui aquela leitura gostosa de Alan Moore? Não. Mas é um bom filme de animação.
Recomendo com moderação.
Então é isso. Filme legalzinho. Nos limites da sua mídia.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.