WATCHMEN, série da HBO – trailer
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é sexta-feira e, com muita relutância, eu trago para cá o trailer de uma obra que me deixa extremamente desconfortável. Watchmen, a série da HBO.
Relembrando, Watchmen é uma minissérie de quadrinhos, escrita pelo Alan Moore e desenhada pelo Dave Gibbons, que conta a história de alguns super heróis em um mundo sombrio, cheio de conspirações no meio da Guerra Fria.
Um breve histórico:
O quadrinho é de 1986 e utiliza versões reimaginadas dos antigos personagens da Charlton comics, que havia sido comprada pela DC. A ideia era fazer uma história com esses personagens da Charlton, mas quando o Moore apresentou a ideia, a DC mudou de ideia e mandou ele criar personagens novos, já que Watchmen era excessivamente bad vibe e iria acabar com os personagens.
Então esses novos personagens foram criados: Coruja, Espectral, Rorchach, Comediante, Ozymandias e Dr. Manhattan, que são baseados, respectivamente nos heróis da Charlton comics: Bezouro Azul, Sombra da Noite, Questão, Pacificador, Thunderbolt e Capitão Átomo.
Adaptações:
Watchmen é considerado um dos maiores clássicos da história dos quadrinhos e muita gente acha que não deveria ser mexida ou adaptada nunca. Principalmente o Alan Moore.
Em 2009, o quadrinho foi adaptado em um filme de qualidade duvidosa que, dentre outras coisas, alterou o final da história de forma bastante significativa.
Em 2012, a DC lançou a série Before Watchmen, que conta histórias antes da série principal. É uma série bem capenga que muita gente leu, mas todo mundo ignora e quase ninguém fala à respeito.
No final do ano passado, a DC resolveu mexer na história de novo e lançou uma minissérie chamada Doomsday Clock, que coloca o Dr. Manhattan como vilão de uma história da DC e mostra um pouco do futuro do universo de Watchmen. Essa história eu ainda não tive coragem de ler.
Já faz algum tempo que a HBO anunciou uma série, todo mundo está com o pé atrás, mas finalmente saiu um trailer dessa bomba aí.
Assista aí ao trailer de Watchmen e depois eu comento:
Watchmen é um clássico, e eu acho que eu já disse isso, mas é uma série que a DC quer utilizar, mas não sabe muito bem o que fazer. E o principal problema, nesse sentido, é que a história ficou extremamente desgastada.
Então, de cara, eu não sei saber se a série considera o final do gibi, ou o final do filme. Além disso não sei se Before Watchmen vai ser considerado e se o que acontece em Doomsday Clock (tem um novo Rorschach, por exemplo) está valendo.
Outra coisa que me incomoda é esse culto ao Rorschach. Então, se o objetivo desse teaser era causar uma pequena agonia, até que funcionou.
O Rorschach, apesar de ser um personagem super interessante, é um fascistinha e, me parece, que essa galera no trailer, com essas máscaras vagabundas são um culto meio redneck-kkk (todo mundo com camisa de flanela é tão sutil quanto uma tijolada na cabeça), que pode muito bem ser um grupo neonazista desses bem preconceituosos e bizarros.
Meu medo é que isso não fique suficientemente claro e que tenha gente achando maneiro. Meu medo é que essa versão falcatrua da máscara do Rorschach vire uma versão nova e mais retardada da máscara de Guy Fawkes (V de Vingança), que hoje é usada como um símbolo de “Estou revoltado com alguma coisa, mas não sei bem o que é.”.
Futuro:
Com certeza a série se passa no futuro e os novos mascarados até parecem interessantes. Por outro lado, me parece que essa série vai ter o mesmo problema do filme do Snyder, a total falta de sutileza.
Eu não gosto desse papo do Alan Moore de “Não mexam em nada que eu escrevi!”, mas concordo que Watchmen é uma muito bem fechadinha e difícil de expandir.
Eu gosto da HBO, mas não sei se eu confio tanto assim nela (especialmente depois de GOT).
WATCHMEN ainda não tem data de estreia confirmada, mas deve estrear no outono americano (setembro a dezembro)
Então é isso, uma série duvidosa que me causa medo. Não sei se eu quero ver isso não.
E você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
via Geek Tyrant