Ascension (jogo de tabuleiro para mobile) – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de joguinho e eu quero indicar um jogo muito bom, muito bom mesmo. Então vamos nessa com Ascension.
Ascension é um boardgame de 2015 e é um dos primeiros (não o primeiro) jogos de cartas do estilo Deck Building. Nesse tipo de jogo, cada jogador começa com um deck igual de cartas. O deck roda rapidamente, porque você usa toda a sua mão de cartas em cada turno. Em dados momentos você ganha novas cartas, muito melhores que as iniciais, e vai montando seu deck.
Em Ascension, você tem dois tipos de atributos que eu só lembro do desenho, mas não lembro o nome. Você tem Runas e Força (não lembro se os nomes são esses). Com Runas você compra novas cartas para seu deck e com força você derrota monstros, que vão te dar pontos. As cartas a serem compradas/derrotadas ficam abertas para todos os jogadores e são repostas. Tem uma quantidade de pontos definida que quando acaba, os jogadores terminam seus turnos e o jogo acaba. Contam-se os pontos de monstros derrotados e as cartas compradas dão pontos extras também. Quem tem mais pontos ganha.
Das cartas compráveis para o Deck, existem heróis e construtos de quatro grupos diferentes. Heróis são cartas que você usa e vão para o descarte para rodar o deck. E os construtos, quando você joga, ficam na mesa gerando efeitos todo turno. Até serem destruídos, vão para o descarte e você espera comprar para jogar de novo.
Então você vai comprando cartas, tendo que fazer escolhas e contar com a sorte na hora de rodar o deck. Pegar as cartas que podem combar e depender delas virem juntas, ou comprar cartas que são boas sozinhas? Esse é o dilema.
Versões:
Pois bem. O jogo tem 10 anos e várias, várias expansões, cada uma com mecânicas, combos e cartas novas. Mas esse é um jogo que eu não tenho.
Eu joguei ele recentemente no celular mesmo. Sim, o Ascension tem versão mobile para Android, IOS e para a Steam também. Na versão mobile você pode jogar online contra outras pessoas, mas se divertir de boinha jogando contra bots que podem ser mais ou menos espertos.
O que eu achei de Ascension, versão mobile?
Ascension não é meu Deck Building favorito, mas é um clássico. E agora, ele está de graça (no dia que eu baixei pelo menos) com todas as expansões, o que é fantástico.
Baixei, relembrei as regras. Saí enfrentando os bots e fui testando expansão por expansão, uma de cada vez (você pode escolher quais expansões estarão ativas em cada partida). Tem umas bem legais e outras nem tanto. Mas o jogo é bem bacana.
Uma coisa legal é que o jogo tem uma interface bem simples para um jogo que tem muita carta. Mas ele é bem feitinho para ajudar você a jogar de forma mais rápida. Tem botão de jogar a mão inteira quando você só tem cartas simples. As cartas que você pode comprar/derrotar ficam iluminadas para te avisar. O botão de passar o turno fica vermelho se você ainda tiver coisa para fazer. Então é uma versão mobile muito bem feita.
Adorei. Recomendo. Só desinstalei porque eu sou um viciado . É um clássico. Se você é fã de deck buildings e não conhece esse, experimente. Claro que não é a mesma coisa que jogar com as cartinhas na mão, mas é bom para experimentar.
Não sei se eu compraria o Ascension (porque não tenho gente que curte db para ver mesa), mas dá para brincar. Recomendo.
Se estiver pelo celular (Android), clique aqui que vai direto para a Play Store.
Então é isso. Jogão. Adorei.
Mas e você, conhecia o Ascension?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.