A Vida Secreta das Árvores – indicação de leitura

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de livrinho e eu quero falar de um livro bem interessante. Não sei analisar quanto ele é correto cientificamente, por isso não é uma resenha exatamente. Então vamos lá com A Vida Secreta das Árvores.

A Vida Secreta das Árvores é um livre escrito por Peter Wohlleben. Ele um engenheiro florestal alemão que trabalha ou trabalhou (quando escreveu) em uma reserva florestal. Ele pega boa parte do seu conhecimento de campo com pesquisas recentes para falar sobre umas paradas fantásticas que as árvores fazem e que a maioria das pessoas não faz ideia.

A Vida Secreta das Árvores:

A Vida Secreta das Árvores

“Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.”

O livro tem capítulo sobre comunicação entre árvores, evolução, sobrevivência e até mesmo deslocamento. Sim, tem todo um capítulo sobre migração de florestas. Sabia que existia isso? Não, as árvores não se movem, mas a floresta sim.

E o livro é isso. Capítulos curtinhos com curiosidade sobre cada um dos muitos aspectos da vida das árvores. Tem árvore que nutre outras. Tem árvores que deixam de crescer para permitir que outras cresçam. Algumas são competitivas. Outras são mais comunitárias. Existem árvores que quando são atacadas por pragas, comunicam outras para se protegerem. Tem muita coisa interessante.

Algumas analogias que ele faz me parecem meio forçadas, como se as árvores sentissem e pensassem, mas tirando esse detalhe, o livro é muito interessante. O deslocamento de florestas é um negócio de explodir a cabeça.

É um livro baratinho, mas também tem piratinha por aí. É um livro bom para ter como leitura secundária. Você lé seu livro principal, mas quando estiver sem tempo e sem muita cabeça para temas pesados, você lê um capitulinho desse aqui. Tema leve e capítulos curtos. Gosto.

Então é isso. Livro legal, então recomendo.
Mas e você? Sabia que as árvores aprontavam altas confusões?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta