Como ser um educador antirracista – indicação
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de livro e eu quero falar de um livro que logo será um jovem clássico. Um livro que foi premiado recentemente. Então vamos nessa com Como ser um educador antirracista.
Como ser um educador antirracista é um livro de 2023, escrito por Bárbara Carine e lançado pela Editora Planeta. O livro ganhou o prêmio Jabuti na Categoria Educação.
Como ser um educador antirracista:
O livro fala sobre como construir uma educação antirracista, baseada nas próprias experiências da Bárbara Carine, que construiu uma escola afrocentrada. Na escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do Brasil, tem uma maioria de professores negros além de abarcar outras formas de representatividade e constrói suas práticas de ensino dando o devido destaque para a história de África e os avanços científicos de lá, além de ter seu próprio calendário de feriados valorizando momentos históricas da história preta. Essas são apenas algumas experiências da escola, que Bárbara vai usar como base para dissertar sobre a pergunta que guia o livro: Como ser um educador antirracista
E é mais simples do que parece, conceitualmente, mas é um trabalho de desconstrução que leva um tempo com bastante trabalho.
O primeiro Capítulo: “Eu, professor branco, posso ser antirracista?”, aborda de forma muito inclusiva que essa é uma luta de todos e uma construção coletiva. Depois vêm dois capítulos mais “práticos”: “Um caso de racismo na escola: como atuar?” e “Como pensar práticas antirracistas em sala de aula”.
Tem um capítulo maravilhoso chamado “Diversidade não se constrói, se celebra”. Um capítulo desarmando “argumentos” anti-cotas. E por fim um capítulo com o mesmo título do livro amarrando tudo.
Eu achei um livro muito poderoso e eu nem sou um educador, no dia-a-dia, mas entendi as considerações e las são boas, poderosas e simples. O livro é pequeno e fantástico. É conciso.
Livrão (em qualidade, em tamanho é pequeno), ganhou Jabuti, então recomendo demais. Especialmente para quem é educador… inclusive branco!
Compre e leia. E se comprar por aqui eu ganho uma mixaria.
Então é isso. Leia e jeja um bacana. Não seja um banana.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.