Corpos Fantásticos – antologia de roteiros – download grátis

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de livro e eu quero falar de um projeto colaborativo lindo e maravilhoso. Então vamos nessa com Corpos Fantásticos.

Corpos Fantásticos foi um projeto financiado pelo fundo de Cultura daqui do estado do Espírito Santo, com organização da cineasta e escritora Saskia Sá.

O projeto é uma série de oficinas para trabalhar roteiros de ficção. as alunas foram mulheres de todas as idades que foram lá para aprender a escrever roteiros para audiovisual (cinema, tv, curtas, animação) e no fim, cada uma delas produziu um roteiro de adaptação de um conto.

Então a Saskia, que organizou o projeto e deu as oficinas, trouxe contos, todos escritos por mulheres também, cada uma das meninas escolheu um conto e escreveu uma adaptação desse conto. Ah sim, os contos são todos de fantasia, não-realismo, indo do terror à ficção científica. Então é por isso o Fantásticos do nome do projeto. E o corpo tem a ver com a coisa do gênero, da diversidade e dos corpos diversos que aparecem nessas histórias e também no grupo. Mulheres bissexuais, gordas, magras, velhas e jovens, cis e trans, todas tiveram seu espaço no grupo e na antologia. Tem até personagens que são animais, para você ter ideia, mas não tem doguinho escrevendo, infelizmente.

No fim, saiu um livro com todos os roteiros e todos os contos. Eu li. E é muito bom.

O que eu achei de Corpos Fantásticos?

O material é fantástico. Tem histórias de amor, de morte, de distopia, ódio e, porque não(?), carnaval. Tem um homem morto que volta para casa. Uma pessoa com alzheimer viajando no tempo e nas próprias memórias, uma mulher se entregando aos encantos de uma viúva negra, uma investigação em uma cidade controlada por animais, uma roda gigante assombrada que nunca para. Tudo isso no mesmo livro.

A sensação que eu tive é de estar lendo roteiros de algo como Love, Death and Robots. Cada um deles daria um curta metragem excelente e eu adoraria que elas conseguissem recursos para isso. Mas aí é outra história.

Sim, o formato do projeto é parecido com o Elas Tramam, mas a ideia é essa mesmo. Ideia boa a gente copia. Eu mesmo gosto do formato (mesmo não tendo participado por ser para mulheres) por isso pretendo copiar em algum momento. Vocês me aguardem.

Um abraço para a Saskia e parabéns pelo projeto. Parabéns para as meninas que mandaram super bem. E parabéns para a minha gatinha que fez parte do projeto e é uma das roteiristas.

O material é gratuito e você pode baixar clicando aqui embaixo.

Então é isso. Obra fantástica. Adorei.
Mas e você, já pensou em escrever roteiros?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta