De Amor e Desespero – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de literatura e eu quero falar de um livro fantástico da Alice Walker, que você talvez conheça por aí. Então vamos nessa com De Amor e Desespero.
De Amor e Desespero é um livro de contos da Alice Walker, escritora famosa por A Cor Púrpura, um clássico (estou lendo ainda) que foi adaptado para o cinema duas vezes já. Eu resenhei as duas aqui. Mas esse post não é sobre A Cor Púrpura.
De Amor e Desespero: Histórias de Mulheres Negras é um nome autoexplicativo. A maioria dos contos é narrado por mulheres. Umas fortes, outras loucas, algumas perdidas e algumas sonhadoras. Cada qual com seus dramas internos em um mundo externo que é muitas vezes (quase todas as vezes) cruel. Cruel com os negros, em especial às mulheres.
Eu sou lesado e deixei para resenhar muito depois que eu acabei de ler e é óbvio que eu não lembro de todos os contos. Mas vou comentar alguns rapidinho.
Eu adorei uma, em particular, onde a mulher tem ciúmes do cara, fica seguindo ele para cima e para baixo tentando descobrir o que ele está aprontando. Até que ela descobre que ele está metido com comunismo. As saídas escondidas, as reuniões secretas e até os papeis escondidos sob a cama, tudo comunismo.
Tem uma história sinistra de uma mulher que fica esperando um médico para sua filha, mas ele nunca vem. Ela pede ajuda para um policial, mas o policial não dá ouvidos para ela em meio ao tempo ruim (é uma nevasca?). Depois de esperar muito, ela finalmente aceita o conselho de uma preta velha, mas já é tarde demais.
Tem história de assassinato. Tem história de bruxaria. E tem algumas bem malucas que eu lembro vagamente, mas são todas muito boas.
O que eu achei de De Amor e Desespero?
Eu gostei muito do livro. Mas ele é um pouco difícil. Contos podem começar do meio e ir te deixando a par do que está acontecendo enquanto tudo acontece. Porém, em alguns dos contos desse livro, a coisa demora demais para se mostrar e você passa um bom trecho sem entender o que está acontecendo.
Porém, passada essa dificuldade, as histórias são bem boas. Talvez você tenha que reler alguns dos contos para pegar esse contexto no começo, mas vale a pena. Eu mesmo estou pensando em reler o livro todo. Vou ver se tenho tempo.
Mas é um baita livro. Recomendo.
Então é isso. Bom livro. Resenha mais ou menos porque eu enrolei para fazer.
Mas leia. Ignore minha resenha ruim
Prometo colocar as resenhas em dia e deixar de atrasar.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe outro post, esse não.
Um abraço.
E tchau.