Elas+ Tramas Diversas – indicação de leitura + pdf para download gratuito

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de livro, que eu estou enrolando para fazer, mesmo tendo muito material. Porém, tomei vergonha na cara para falar dele logo, então vamos nessa com o Elas+ Tramas Diversas.

Elas+ Tramas Diversas é um livro do coletivo Elas Tramam, produzido como produto final do projeto que é o Elas Tramam. Eu não participei, porque é um projeto só para mulheres, mas uma amiga/amante/confidente participou e eu vou tentar explicar.

O Elas Tramam é um projeto de oficinas de escrita criativa para dramaturgia. É um grupo de mulheres que se encontram nos fins de semanas, para estudar e escrever dramaturgia. Escrever uma peça de teatro, que pode ou não ser montada no futuro. O objetivo é compartilhar e escrever. E daí no fim essas dramaturgias se tornam um livro digital (pdf em anexo no fim do post).

Enquanto eu escrevo esse post, uma nova edição do projeto está rolando e vai sair outro livro em breve. Mas deixa eu falar desse que eu li.

O Livro:

O livro contém 10 textos no formato de roteiro de dramaturgia, com uma descrição dos personagens antes de qualquer coisa, descrição dos cenários e algumas informações para montagem no meio do texto. Pode parecer estranho para quem está acostumado a ler literatura em prosa, mas rapidinho acostuma.

Não vou comentar obra por obra, mas posso dizer que todas as obras são histórias de mulheres. Histórias de dores, amores, perdas, abusos e reviravoltas. Algumas têm uma narrativa bem direta e com o pé no chão, enquanto outras são metafóricas e carregam mais sutilezas em sua descrição dos fatos. Algumas são viscerais, pessoais e dolorosas. Enquanto outras são mais leves. Na verdade a maioria é pesada sim, com cortes raciais e muito mais.

A ideia é que as participantes se expressem, então não tem uma linha guia que elas tenham que seguir. Então é claro que cada história vai para um lado.

O que eu achei do Elas+: Tramas Diversas?

Eu achei a ideia toda maravilhosa. Eu gosto de escrever, mas sempre tive isso como uma atitude muito solitária. Então a ideia de um grupo que se reúne para escrever e para se ler me agrada muito (tanto que copiei a ideia para um projeto aí). Sendo um projeto exclusivo para as mulheres, isso fica ainda mais interessante. Primeiro porque as mulheres já tem mais jornada dupla, então me parece que qualquer coisa (ou quase) de hobbie e coisas que “não dão dinheiro” é desencorajado para as mulheres. Então reunir mulheres para escrever é um respiro legal. Além disso, o fato de ser um espaço seguro permite que as participantes (me pareceu) expressem suas dores sem medo de julgamento masculino.

As obras são todas muito boas e eu adoraria vê-las como peças montadas algum dia. Mas aí são outros projetos.

Esse livro é uma grata surpresa. Qualidade excelente e acabamento muito bom também. Tem fotinhas das lindas das autoras e cada dramaturgia tem uma ilustração fantástica da Alessandra Pin.

A organização do projeto e do livro é da Nieve Matos.

E agradecer à minha querida Carla Carrion, que é uma das autoras e quem me indicou o livro.

Ah sim! Sigam o Elas Tramam no Instagram.

E agora segue o livro em pdf. É só baixar e ler ou ler aqui mesmo. Não é pirataria não.

Então é isso. Livro lindo. Adorei.
Mas e você? Já leu uma dramaturgia? Já pensou em escrever para teatro?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Carla disse:

    Meu amigo, meu amante, meu amor, obrigada por esse post lindíssimo e por encorajar minha escrita. Por divulgar minhes amigues também – são incríveis, né? Tenho muita paixão por este livro e pelo Elas+. Te amo!

  1. 27 agosto, 2024

    […] foi uma peça escrita durante o projeto Elas Tramam, do qual eu já falei aqui no site. O projeto reunia mulheres em oficinas para que, juntas, pudessem escrever dramaturgias. Carambolas […]

  2. 18 dezembro, 2024

    […] o formato do projeto é parecido com o Elas Tramam, mas a ideia é essa mesmo. Ideia boa a gente copia. Eu mesmo gosto do formato (mesmo não tendo […]

Deixe uma resposta