Harry Potter e a Pedra Filosofal – resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje não era dia de falar de literatura não, mas do nada o livro que estava na minha mão acabou e agora eu tenho que resenhar ele. Então vamos nessa falar de Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Hermione Granger e seus amigos incompetentes Harry Potter e a Pedra Filosofal é um livro publicado em 97. Ele é o primeiro livro de uma franquia infindável pronta para arrancar mais e mais dinheiro da galera… mesmo com uma autora canceladíssima.
Você muito provavelmente já sabe disso, mas os livros da série principal viraram 7 filmes de bastante sucesso. Eu sei que vi alguns, mas não lembro quais. Então finalmente decidi que está na hora de ler esses livros já que eu sou intrometido a saber das coisas de cultura pop né. Então li o primeiro livro agora e vou resenhar antes de ler o segundo e esquecer o que é o que.
Harry Potter e a Pedra Filosofal:
O livro conta a história do menino Harry Potter que é um bruxo, mas não sabe que é bruxo. Além disso ele é famoso no mundo dos bruxos, porque ele é o garoto que sobreviveu. Na real tem um vilãozão chamado Voldemort que matava todos os bruxos, mas quando foi matar os Potter, os pais morreram, o bebê sobreviveu e o Voldemort desapareceu enfraquecido. Ninguém sabe o que rolou, mas Harry Potter virou uma lenda.
Então nosso herói é criado e mal tratado por seus tios trouxas (que é quem não faz magia), sem saber que é bruxo. Isso até seu aniversário de 11 anos, quando ele começa a receber cartas para entrar na Escola de Magia de Hogwarts.
Depois de alguma treta, ele consegue ser guiado por Hagrid e começa a ser instruído a entrar no mundo bruxo. Ele tem uma herança e começa a aprender magia. Na escola ele conhece Rony Wesley e Herminone Granger e mais um monte de outros alunos.
Então enquanto ele começa a ter aulas descobre que tem talento para Quadribol, eles começam a descobrir que existe alguma coisa secreta acontecendo em Hogwarts.
Eu vou dar spoiler porque todo mundo já viu esse filme. Se não, pare por aqui.
Explicando tudo, mais ou menos:
Basicamente o Voldemort está procurando a tal Pedra Filosofal para poder fazer o Elixir da Vida e voltar a ter poder. A Pedra estava no banco, mas o diretor prefere esconder a pedra dentro da Escola com feitiços de todos os professores.
Harry e seus amigos vão descobrindo aos poucos e começam a desconfiar que Snape, um dos professores quer pegar a pedra, mas na verdade era outro professor quem queria.
No fim das contas o trio consegue passar pelas paradas e levam Harry ao confronto final contra Quirrel, o professor que está sendo controlado por Voldemort. Rola uma lutinha, Harry resiste o suficiente para o diretor Dumbledor chegar e salvar o dia.
Voldemort derrotado, Pedra Filosofal destruída e Harry ainda mais famosinho.
E assim acaba o ano letivo e o primeiro livro.
O que eu achei de Harry Potter e a Pedra Filosofal?
Bom livro. Ainda é uma história inocente demais para a minha alma de velho amargurado, mas tem que lembrar que é um livro para o público infanto-juvenil né.
Do ponto de vista de escrita, a narrativa funciona bem, mas não tem nenhuma grande novidade em estilo. Funciona tudo, mas é bem feijão com arroz.
A parte realmente boa é que ele consegue te enganar, mas deixando os elementos lá para quando você olhar de novo fazer sentido. Tem um momento em que parece que o Snape está atacando o Harry Potter e eles tentam desconcentrá-lo. Dá certo, mas porque eles esbarram no Quirrel, que é quem realmente estava zoando o barraco, e isso que salva o Potter. Então no final, quando você descobre o esquema e volta lá, está lá, discretamente, que a Hermione esbarrou no Quirrel.
Esse é só um dos exemplos.
Então concluindo. Bom livro. Mas tem aqueles dois problemas que eu já reclamava mesmo sem ter lido: O fato do Harry Potter ser O Escolhido definitivo. E que o sistema de magia é qualquer coisa. Vamos ver se nos próximos livros melhora isso. Mas não sei não.
Sim, eu devo ler todos, ou até eu me cansar.
Compre os livros do Harry Potter com esse link aqui e me ajude a ganhar um dinheiro.
Então é isso aí. Pode esperar que vem mais resenha por aí. Gostei.
Mas e você, já leu os Harry Potter?
Deixe sua opinião aqui na área de comentaŕios.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
1 Resultado
[…] de resenha de livro velho que todo mundo já leu, mas que eu nunca tinha visto. Eu já expliquei no outro post que eu nunca tinha lido Harry Potter, mas decidi começar agora. Estou lendo no celular, em pdf, […]