Tudo Sobre o Amor, por Bell Hooks – indicação de leitura
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de livro e eu quero indicar uma leitura aqui para você, ser humaninho do meu coração. Eu entendo que ficção é para todo mundo e que todo mundo que já contou uma história tem o direito de analisar literatura. Mas, quando eu vou falar de livro teóricos eu não chamo de resenha, porque eu não tenho conhecimento para isso. Então só vou dizer que gosto e indicar para que você leia e é isso aí. Então vamos nessa com Tudo sobre o Amor, da Bell Hooks.
Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas:
Tudo sobre o Amor: Novas Perspectivas é um livro de 2000, onde Bell Hooks tenta entender o amor a partir de vários outros autores, para tentar entender o que é o amor e como ele afeta a vida das pessoas.
No começo ela foca bastante no termo em si, até que ela forma uma interpretação do que ela vai entender como amor por todo o livro. Depois vem um capítulo muito bom sobre amor na infância, onde ela fala que muitas pessoas não conseguem lidar com o amor quando adultas, por não viverem o amor nas suas infâncias. Ou é uma visão deturpada de amor, dado que é um amor que se mistura com abuso e tal.
Um conceito muito interessante que ela insere aqui é que é possível ter cuidado por alguém, ter afeto por alguém, se investir emocionalmente em alguém, mas sem isso ser amor. Porque amor envolve respeito e mais outros fatores que ela elocubra durante todo o texto.
Quando Shelby descreve a infância, fica claro que o pai tinha afeição por ele e, em parte do tempo, lhe dava carinho. No entanto, ele não sabia como dar e receber amor. A afeição que ele oferecia era minada pelo abuso.
Então o texto segue nesse tom, fala de auto amor, a importância de entender, de falar sobre o amor e várias paradas desse tipo.
Lá pelo último terço do livro ele entra numa vibe bem espiritual. O amor como cura, umas coisas de anjo e tal. Eu confesso que eu já achei o final mais chatinho (eu não sou uma pessoa espiritualizada), mas ainda é bem bom.
Para mim, o livro brilha mesmo logo no começo, quando ela é bem criteriosa na busca por um entendimento sobre o amor e na análise das relações que podem parecer amor, mas que não é, por serem relações permeadas de abusos.
Concluindo:
É um livro complexo, mas é um livro bem poderoso. Tanto que eu demorei para escrever esse texto.
Não vou me atrever a comentar tanto, mas recomendo. É um livro que não é muito caro e que também é bem fácil de baixar em pdf. Acho que ele é disponível para estudo mesmo. É tipo uma pirataria legalizada, sei lá.
Não coloco o link aqui porque o advogado do médico do psiquiatra do meu amigo imaginário não deixa.
Então é isso. O post foi meio curto, mas o livro é muito bom. Recomendo. Leia.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau