Dossiê do Esquadrão Suicida – Pistoleiro
Salve, salve, seres humanos da Terra!
Continuando a série de Dossiês dos personagens do Esquadrão Suicida, hoje falaremos de um personagem clássico do grupo, praticamente quem representa o espírito da equipe: Deadshot, O Pistoleiro.
Floyd Lawton, O Pistoleiro (Deadshot no original) surge em 1950 na revista do Batman (Batman #59), onde aparece como um antagonista que quer substituir o Batman por ser muito habilidoso com armas de fogo. No fim da história, Batman descobre que ele estava mancomunado com os bandidos e acaba com ele. Nessa fase, o visual dele era muito diferente do visual conhecido hoje em dia.
Ele fica sem aparecer até os anos 80, quando retorna para se vingar do Batman já com o novo uniforme e é derrotado.
O Pistoleiro começa mesmo a ter alguma relevância depois de Crise nas Infinitas Terras, durante Lendas, com o surgimento da primeira versão da Força Tarefa X, mais conhecida como Esquadrão Suicida. É nesse período que a personalidade do personagem é definida.
Floyd Lawton é uma pessoa com tendências suicidas, o que faz dele o representante principal da equipe. Ele acredita que não tem utilidade para o mundo e, por isso, não tem medo da morte, entrando cada vez mais de cabeça nas missões suicidas da equipe.
Em 88, ele ganha uma minissérie própria, que trata desse instinto suicida do personagem e do sequestro de sua filha Susan. Nesta história, o Pistoleiro age como “herói”, matando toda a gangue responsável pelo crime, incluindo um outro atirador de elite.
Depois de impedir que Rick Flag se torne um assassino, ele acaba preso no Arkham até ser convocado novamente pelo Tigre de Bronze para libertar a equipe.
Ele segue com o Esquadrão até 94, onde acaba preso em uma história do saudoso Superboy havaiano. Depois disso ele continua aparecendo em algumas histórias como agente solitário, até a saga Crise Infinita, quando se une ao supergrupo Sexteto Secreto na minissérie Vilões Unidos.
Ao término da saga, ele continua participando do Sexteto Secreto, onde acaba criando uma amizade com o Homem Gato. Ele assim permanece até o reboot (Flashpoint).
Nos Novos 52 o personagem não tem uma origem muito clara, mas é dado a entender que sua origem é a mesma do pré-reboot. Faz participações constantes como membro do novo Esquadrão Suicida, que por sinal vem fazendo um sucesso razoável. Nos novos 52 ele não tem mais bigodes, o que é uma pena.
Curiosidades:
O Pistoleiro já derrotou o Lanterna Verde Kyle Rayner, dando um tiro em si mesmo para distrair o cara.
Já atirou na própria Amanda Waller e em um monte de outros vilões, inclusive parceiros de equipe.
Nos quadrinhos ele é inglês e branco.
Concluindo: O Pistoleiro não tem carisma suficiente para manter uma série própria, mas funciona perfeitamente bem como vilão esporádico e membro do Esquadrão Suicida. Com mira perfeita, sem remorso de matar e sem medo de morrer, Floyd Lawton é um dos vilões mais perigosos da DC mesmo não tendo poderes.
No cinema, o personagem vai ser interpretado por Will Smith e parece que vai ser o grande protagonista da história, chegando a ter um affair com a Harley Quinn. Isso me incomoda um pouco, especialmente porque o menino Will não gosta de fazer vilões e aparentemente deu uma forçada de barra para deixar seu personagem com cara mais de anti-herói, coisa que o personagem nunca foi. Só espero que o Will Smith não fique com cara de bunda o filme inteiro.
Se quiser ler alguma coisa do personagem, eu indico que leia Sexteto Secreto e Vilões Unidos. Eu não li o novo Esquadrão Suicida, então não posso opinar. Ignorem o Pistoleiro que aparece em Arrow. Ele é ridículo.É isso, galera. O Pistoleiro é um personagem interessante que pode dar muito certo no cinema, se o Will Smith não atrapalhar.
Deixe aí seu comentário.
Um abraço.
E tchau.
Para mais Dossiês Esquadrão Suicida clique nos links abaixo:
Rick Flag: http://www.gancarteek.com/2016/04/resenha-dossie-esquadrao-suicida-rick.html
Magia: http://www.gancarteek.com/2016/05/resenha-dossie-esquadrao-suicida-magia.html
post publicado originalmente por mim em Gancarteek.com
Taí um dos poucos integrantes da equipe que é realmente útil. Só é meio azarado, pois nas hqs escalaram o cara como vilão do Batman, fazendo com que sua pontaria perfeita tenha que ficar vesga por conta do poder de emburrecimento alheio do Morcego.