Arma X – um clássico do Wolverine -resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu decidi trazer uma das histórias mais clássicas da Marvel para falar aqui. Primeiro porque é uma baita história, mas também porque o gibi ainda estava aqui em cima da minha mesa desde a última vez que eu li. Então vamos logo falar de Arma X.

Arma X

Arma X é a revista definitiva que conta a origem do Wolverine (mais ou menos). O Wolverine apareceu pela primeira vez em uma revista do Hulk, mas logo foi dito que ele era mutante e ele entrou nos X-Men, naquela versão com personagens de vários países (ele é canadense). Logo ele entrou no gosto da galera e ganhou destaque, muito por conta do Byrne, que também é canadense.

Mas, o Wolverine sempre foi um mistério, porque nunca tinham explicado suas garras de adamantium e o passado do personagem. Sempre foi um mistério. Então em 1991, saiu Arma-X, uma minissérie em 12 partes, escrito e desenhado pelo Barry Windsor-Smith, que vai explicar como ele ganhou ossos de adamantium e porque a memória dele é toda zoada.

Arma X:

Arma X Wolverine

A história começa com o Logan como um policial aposentado (afastado) porque atingiu alguém que não deveria. Ele diz que é por estar tremendo, então provavelmente ele estaria bêbado. Agora, ele vive sem rumo e abusando da bebida.

Em paralelo a isso, temos um personagem chamado apenas como O Professor, contratando uma equipe para seu Projeto X. Eles escolhem o Logan como cobaia por ser alguém durão, sequestram ele e começam os experimentos com ele.

Então vem várias cenas e vários momentos mostrando equipamentos científicos super modernos (para os anos 90), e vemos todo o processo de enfiar o adamantium dentro do Wolverine. Muito do adamantium se acumula nos pulsos e viram as garras de adamantium.

Daí a história segue com toda a tortura e condicionamento mental do personagem, colocando ele para enfrentar lobos e outras criaturas. Em vários momentos ele acaba se soltando e matando uns guardas também.

Controle:

Lá pelo capítulo 6, os cientistas conseguem colocá-lo sob controle total. O Wolverine aparece usa um capacetão, que rende umas cenas clássicas, e todo um equipamento hi-tech para permitir que ele seja controlado à distância. Então ele enfrenta um urso.

Arma X

Depois de matar o urso, já no capítulo 8, ele sai de controle de novo e começa uma enorme matança, enfrentando um monte de soldados, decepando as mãos do Professor, matando Cornelius e salvando a Hines. Ele chega a ser queimado vivo, mas volta e se regenera a tempo de arremessar o Professor em uma caldeira.

Essa sequência de ação e matança, onde o Wolverine vai recuperando a consciência e deixando de ser uma máquina de matar, segue até quase o final da história.

Reviravolta Dupla:

Ainda muito confuso com a coisa toda, Logan foge tendo umas alucinações muito doidas. Mesmo ferido, todo zoado da cabeça e tomando tiros da segurança ele escapa. Então ele se vê de frente de um tigre siberiano.

Então tem o plot twist onde descobrimos que tudo isso que vimos desde o capítulo 8 era uma memória implantada, uma alucinação. O Professor e sua equipe ainda estão sobre o controle do projeto. Eles ficam ali se congratulando dos resultados do projeto, eles perdem o Wolverine de vista.

Quando percebem ele já matou um monte de gente, agora de verdade e já está chegando. Esse é o segundo plot twist. Uma porta de aço é rasgada. Wolverine chega na sala onde estão O Professor, Cornelius e a Hines.

Fim.

Arma X

Explicando umas coisas:

Essa história conta como o Wolverine ganhou os ossos de adamantium e fala um pouco sobre o Projeto Arma X, que vai ser muito ampliado nos anos posteriores. Mas, mesmo assim, ele já começa com o Logan sendo um cara velho com um passado confuso.

Então esse passado do passado dele só vai ser contado mais para frente. Algumas coisas são boas, outras nem tanto. Vida que segue.

O que eu achei de Arma X?

Esse gibi é uma obra de arte. Primeiro porque é possivelmente a história mais importante de um dos maiores personagens da Marvel. E segundo porque o Barry Windsor-Smith é um monstro da narrativa.

Todas as páginas são muito legais, com narrativas complexas (do ponto de vista do layout das páginas) e com um traço super rico e super detalhado. Eu não entendo de desenho para explicar do ponto de vista técnico, mas sei que é muito, muito bom. Você já viu algumas imagens enquanto lia o post.

Não vou ficar enchendo muita linguiça, então vou comentar o básico. Arma X é leitura obrigatória para quem gosta do Wolverine. Se você gosta do personagem, procura isso aí para ler. Simples assim.

Então é isso, quadrinho foda. Recomendo demais.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Heleno disse:

    Resenha muito fraca. Sugiro se preparar melhor se pretende continuar resenhando outras histórias

  1. 24 outubro, 2023

    […] continua resolvendo tretinhas da Terra enquanto passa fome. Encontra Wolverine e pensa em criar um planeta que regenera para poder ficar comendo, mas já entende que não daria […]

Deixe uma resposta