Fogo Fato, de Aline Lemos – projeto no Catarse
Salve, salve, seres humanos de um mundo que já se mostra distópico.
Hoje é dia de falar de quadrinhos, mas eu não vou resenhar nada. Então hoje eu quero falar de um projeto muito bacanudo que está no Catarse e que você pode ajudar a financiar: Fogo Fato!
Fogo Fato é uma hq da Aline Lemos, ganhadora do prêmio HQ Mix 2019, na categoria Homenagem. A Aline já trabalha com zines há um bom tempo, mas esse é o primeiro quadrinho mais longo dela.
A sinopse de Fogo Fato é a seguinte:
A história acontece na cidade de Limiar que vive uma intensa modernização sob o governo da Autoridade Ultra Gestão & Tecnologia. Essa governança implantou o milagroso sistema de transportes Bondes. Apesar dos triunfos tecnológicos, Limiar sofre com os crescentes conflitos envolvendo a população de fantasmas que passou a povoá-la misteriosamente. Neste universo, FOGO FATO acompanha a dupla de hackers Cris e Mina, uma pessoa encarnada e sua namorada fantasma, numa investigação sobre os incêndios que atingem os cemitérios da cidade. Os segredos que encontram revelam novas formas de ver o mundo, mas também trazem perigo para todos.
Pelo que eu entendi, é um futuro distópico meio cyberpunk, mas com coisas sobrenaturais. Tem uma hacker fantasma na sinopse, então isso deve ser o suficiente para prender a sua atenção.
A história vai ter 76 páginas desenhadas em nanquim e você já consegue a sua cópia com apoios a partir de 15 reais. Então corre lá que está bem barato.
“FOGO FATO fala das diversas formas de existir e amar em contextos de exclusão e violência. É uma história fantástica sobre a realidade de sobreviver juntos, apesar das opressões que afetam nossas subjetividades e limitam nosso poder de atuação” – explica Aline.
Outra coisa interessante é que o livro começou a ser escrito em 2016 e, como sabemos, está cada vez mais difícil escrever fantasia distópica, dado que a realidade já está esquisita demais. Então acho que vai ser um exercício legal (para quem é cracudo de política como eu) tentar identificar quando cada parte foi escrita com base nos contextos políticos no passar dos anos.
Eu não sei você, mas eu estou realmente curioso com esse trabalho.
Apoie no Catarse:
Se você ficou interessado, CLIQUE AQUI para ir para a página do projeto no Catarse e apoiar. Além disso tem um vídeo lá explicando melhoro o trabalho.
Então é isso, um quadrinho brasileiro que eu nem li, mas já acho que vou gostar.
Recomendo que você olhe lá e, se gostar, apoie. Se não gostar, dê uma olha nos outros projetos de quadrinhos do Catarse. Tem muito projeto legal precisando de apoio.
E você, já apoiou o quadrinho nacional esse mês?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
LEIA, COMPRE E FINANCIE O QUADRINHO NACIONAL.
Um abraço.
E tchau.