Inverno Sem Fim – série da Liga da Justiça – resenha

Salve, salve, seres humanos e criaturas de gelo da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu escolhi uma série enorme para falar porque eu me odeio. Então vamos logo falar de Inverno Sem Fim, porque tem muita coisa para falar.

Inverno Sem Fim

Inverno Sem Fim é uma minissérie de 9 edições que saiu em um único mês (Fevereiro de 2021) em alguns especiais e em algumas mensais. Começa em Inverno Sem Fim #1, passa pelas mensais do Flash, Aquaman, Liga da Justiça e Liga da Justiça Dark e em especiais do Superman, Adão Negro, Titãs. E por fim, termina em Inverno Sem Fim #2.

Em cada uma das histórias, tem uma parte da história que se passa no tempo atual, mas tem algumas páginas de flashback que mostra uma aventura no século 10, narrada pela rainha Hipólita, mãe da Mulher Maravilha. Então se você está lendo a mensal do Flash, por exemplo, você vai pegar uma edição perdida no meio de uma saga, com trechos de uma história que nem envolve o Flash.

Ordem de Leitura:

  • Justice League: Endless Winter #1
  • The Flash #767
  • Superman: Endless Winter Special #1
  • Aquaman (Volume 8) #66
  • Justice League (Volume 4) #58
  • Teen Titans: Endless Winter Special #1
  • Justice League Dark (Volume 2) #29
  • Black Adam: Endless Winter Special #1
  • Justice League: Endless Winter #2

Inverno Sem Fim #1

A história começa com uma escavação científica arrancando gelo no círculo ártico onde ficava a Fortaleza da Solidão. O gelo tem uma energia kriptoniana e mais alguma coisa e o Simon Stagg (aquele vilão do Metamorfo que agora é jovem) manda levar um blocão de gelo para o laboratório e é isso que vai dar merda.

Tem uma cena da Liga enfiando o cacete em um grupo de vilões bucha: Homem Gato, Geada, Multiplex e Fúria. Eles ficam chateados porque a Liga vai atrás deles mesmo em outro país e decidem ir para o Kandaq. Enquanto isso o Flash fica perguntando para os outros membros do time como eles fazem para conciliar o trabalho e a família.

Monstros de gelo aparecem lá no ártico e começam a atacar todo mundo, a Liga vai para lá, mas não conseguem derrotar o vilão, o Rei Gélido.

No flashback vemos um grupo de heróis se formando para enfrentar alguma coisa: Rainha Hipólita, Príncipe Viking, o Monstro do Pântano e o Adão Negro.

Inverno Sem Fim

Flash #767

Na história do Flash ele fica correndo pelo mundo todo e vemos que a Liga se separou para enfrentar monstros de gelo pelo mundo todo juntos com outros heróis como o Raio Negro e o duvidoso Superman chinês . Ninguém sabe onde o Rei Gélido está.

Então ele passa pelo Kahndaq e é salvo pelo Adão Negro e seu grupo de supervilões que ele está reunindo para rivalizar com os heróis americanos que ficam se metendo em outros países.

No flashback vemos que os heróis do passado lá também enfrentaram o rei Gélido.

Superman: Endless Winter Special #1

Nessa história do Superman mostra que ele não consegue conter os gigantes do gelo que não param de aparecer, então ele vai para o Kansas para pensar e tem uma cena muito legal dele com os pais.

Além disso, Stagg está analisando o pedaço de gelo que ele pegou no ártico e ele percebe que têm pessoas lá dentro.

No flashback, ficamos sabendo a história do Rei Gélido. Ele era um cara Edwald Olafson, um viking que descobriu ter poderes de gelo. Ele vira um herói local, mas logo vem o Inverno Sem Fim e ele leva a culpa. Atacam a casa dele e no meio da treta um de seus filhos leva um flechada. Aí ele enlouquece e vira o Rei Gélido.

Aquaman #66

Nessa história do Aquaman, a lua de mel dele com a Mera é interrompida porque o mar está congelando e os gigantes do gelo também estão lá. Para resolver a parada, Arthur resolve ir mais fundo no fundo do mar, onde vivem os Trolls do Fogo. Ele deixa Mera para trás, mas ela vem atrás dele porque eles funcionam melhor lutando juntos com o poder do amor. A Mera faz umas magias e os Trolls do Fogo se rendem a ela como rainha.

Enquanto isso, o Rei Gélido está tentando descobrir “Onde eles estão?”.

No flashback, temos a primeira luta dos heróis do passado contra o Rei Gélido. O vilão bate no Príncipe Viking, mas ele é imortal (ele é amaldiçoado a nunca entrar no Valhalla). E o Monstro do Pântano acaba morto, porque o frio já está enfraquecendo O Verde.

Justice League (Volume 4) #58

Essa edição começa com um o Lanterna Verde (John Stewart) salvando uma galera perdida no meio do gelo e lembrando todo mundo que é isso que os heróis fazem.

Ele volta para a Salda Justiça, fica de olho nos monitores, vendo o pessoal do Adão Negro batendo num gigantes. O Detetive Chimp (acho que ele está fazendo parte da liga) percebe que os monstros de gelo estão atacando laboratórios científicos.

Então a Sala da Justiça é atacada pelo Rei Gélido, a Liga chega (menos o Aquaman) para lutar, derrotam o cara facilmente, mas na verdade ele era uma cópia. Enquanto isso o Rei de verdade consegue sentir que a coisa que ele está procurando está no laboratório do Stagg.

No flashback, vemos que o Adão Negro descobriu a família do Rei Gélido. Ele deixa a família lá para ele ver, os outros heróis esperam que ele se acalme, mas o Adão Negro quer usá-los como isca. Dá tudo errado, eles lutam contra o Rei Gélido de novo.

Teen Titans: Endless Winter Special #1

Nessa edição os Titãs ficam trabalhando em um centro comunitário que está abrigando pessoas no meio da crise climática. Eles recebem um chamado e acabam salvando uma menina que tem poderes de gelo, mas não tem nenhuma relação (até agora) com o Rei Gélido.

No fim da edição o Flash chega lá para falar com Donna Troy. Ele pede uma carona para a Ilha Paraíso já que a Rainha Hipólita parece que sabe mais sobre o tal do Rei Gélido.

No flashback a luta entre Rainha Hipólita, Príncipe Viking e o Adão Negro contra o Rei Gélido. No meio da luta, Hipólita deixa de salvar a família do Rei Gélido, a geleira se abre e eles caem no buraco. O Rei Gélido fica mais puto ainda.

Justice League Dark #29

No flashback vemos o final da luta contra o Rei Gélido. O vilão acerta o Príncipe Viking, que se joga, junto com o monstro em um penhasco. O Príncipe Viking não poderia morrer se não fosse em um sacrifício heroico e é o que ele faz. Durante a queda, o Rei Gélido vai se desfazendo e voltando ao normal.

Nos tempos atuais a luta contras os monstros de gelo continuam e temos um panorama sobre as forças místicas. Os heróis decidem que precisam do Monstro do Pântano, então a Mulher Maravilha e a Zatanna vão até Nova Mirra, um lugar fora da terra onde ele está (longa história, não vou explicar). O Monstro não pode voltar, mas manda uma semente.

Enquanto isso, Hipólita faz uma magia para trazer o espírito do Príncipe Viking de volta e, quando as meninas volta, a semente do Monstro do Pântano se fundo ao espírito, criando um novo Monstro do Pântano Viking.

Inverno Sem Fim

Black Adam: Endless Winter Special #1

No flashback vemos Adão Negro usando sua magia para selar o local da morte do Rei Gélido. E com o fim do Inverno sem Fim, o verde voltando a ter poder, então o Monstro do Pântano volta à vida.

No tempo atual temos os vilões daquele primeira edição (que agora trabalham para o Adão Negro) atacando o laboratório do Stagg, onde está o pedaço de gelo com a família perdida do Rei Gélido.

Adão Negro chega lá e o Rei também. Eles lutam um pouco, mas Adão ameaça destruir o bloco de gelo com a família, caso o rei não se renda. O Rei Gélido pensa em se render, mas o Robô de combate do Stagg atira um raio de energia kriptoniana dele, o que só deixa ele mais forte, já que ele ganhou poderes justamente por conta da tecnologia da Fortaleza da Solidão.

O Rei Gélio fica mais forte do que nunca e a Liga da Justiça chega para se juntar à luta.

Justice League: Endless Winter #2

Última edição da saga, a luta continua no laboratório da Stagg, mas o Rei Géldio consegue pegar a pedra de gelo com sua família congelada dentro e fugir mais uma vez. Batman colocou um sinalizador no vilão e a Liga, mas os heróis do passado: Rainha Hipólita, Adão Negro e o novo Monstro do Pântano Viking, vão atrás do cara.

No meio da luta, uma brecha se abre no chão e Hipólita e o Batman caem no buraco. Lá no fundo eles encontram o corpo do Edwald Olafson, o cara que virou o Rei Gélido. A Hipólita fica com pena e tenta salvar o cara, mas Adão Negro só quer saber de matar o monstro, porque é isso que ele gosta de fazer durante toda a história, mas o Superman chega e o tira de lá. Eles começam a lutar.

A Liga está perdendo a luta, mas o Aquaman chega com seus Trolls de fogo para ganhar tempo. Edwald acorda e fica puto, mas Hipólita e a Mulher Maravilha conseguem convencer ele de que o poder do amor vai sempre existir, eles se tocam e tudo acaba. O Rei Gélido se desfaz, mas acaba matando o Monstro do Pântano Viking. O Superman e o Adão Negro param de lutar, mas o Adão Negro segue puto com a Liga da Justiça.

Epílogo e consequências de Inverno Sem Fim:

No epílogo, tudo volta ao normal; Hipólita deixa o Príncipe Viking ficar morto de novo; Adão Negro faz um discurso falando mal da Liga da Justiça; e O Barry convida o John Stewart para ir no natal na casa dele.

O Superman reconstrói a Fortaleza da Solidão e o Edwald, decide passar por um processo de congelamento para ficar junto com a família até que um dia alguém descubra um jeito de descongelá-los (isso é o plot de uma história de Transmetropolitan).

E no último Flashback, temos uma historinha onde o Adão Negro é atacado por seus ex-companheiros, Hipólita e o Monstro do Pântano, e acaba sendo aprisionado pelo Mago Shazam mais uma vez. Isso serve para explicar porque o Adão está sempre puto nessa história, mas também para colocar ele em uma história na época que ele deveria estar preso, sem zoar muito a cronologia.

E a fim da história acaba com Adão Negro puto com a Liga, a Fortaleza da Solidão de volta, uma nova personagem para os Titãs e com o Monstro do Pântano em dois lugares ao mesmo tempo.

Inverno Sem Fim

O que eu achei de de Inverno Sem Fim?

No geral não é uma história ruim. É uma mini-mega-saga bem modesta até. Tem uma sub história dos vilões trabalhando para o Kahndaq que não serve para nada, mas não chega a ser uma encheção de linguiça.

Um problema de Inverno Sem Fim, é que o vilão é muito genérico para ser alguém que causou tanto problema para o mundo inteiro. Ele é forte porque sim e só o fato dele existir faz o mundo inteiro ficar congelado, mas a história dele é super comum. Até a história do passado é bem comum. E é um problemão que um personagem que dá trabalho para a Liga da Justiça ter morrido caindo num buraco.

Mas o maior problema mesmo é o momento da DC. É difícil levar a sério um vilão de gelinho afetando a terra ao mesmo tempo que todo o Multiverso-dos-multiversos está sendo destruído em Death Metal, aquela saga que envolve todas as coisas da criação, mas que não afeta as revistas mensais.

Normalmente eu diria que Inverno Sem Fim é uma daquelas sagas que parecem que vão mudar tudo, mas só servem para fazer pequenas alterações (tipo Convergence e Secret Wars de 2015). Mas nem isso, porque eu nem sei se essa história está valendo depois de Death Metal (que eu ainda não terminei de ler).

Então em resumo, Inverso Sem Fim não é de todo ruim, mas também não é bom, nem relevante. Talvez um dia sirva para alguma coisa, mas pode ser que não.

Então é isso, um gibi bonito, mas qualquer coisa. Recomendo ler as figuras.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 16 agosto, 2024

    […] cena acontece em Inverno Sem Fim (que eu também já resenhei aqui), logo no comecinho. Não influencia em nada na história, mas tem uma cena de luta entre a Liga e […]

Deixe uma resposta