Lendas – um clássico da DC – resenha

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de quadrinhos e eu quero falar de um clássico que eu já tinha lido, mas nunca resenhei. Então vamos nessa com Lendas.

Lendas é uma hq de 1986, pouco depois de Crise nas Infinitas Terras. Na verdade, a importância dela é porque ela é a primeira grande saga envolvendo vários super-heróis de núcleos diferentes nesse novo universo. Ela serve para estabelecer os super-heróis no novo mundo, além de criar uma nova Liga da Justiça, enquanto a atual se deteriora na revista mensal esquecida que ninguém comprava. Além de criar o Esquadrão Suicida para os tempos modernos.

A história tem 6 edições com roteiro do John Ostrander (Esquadrão Suicida) e Len Wein (Monstro do Pântano), com arte do John Byrne (Superman).

Lendas:

Lendas - um clássico da DC

O grande vilão da parada é o Darkseid, com seus capangas de Apokolips. A ideia principal dele é desacreditar os heróis da Terra. Para isso, surge o Gordon G. Godfrey, um polemista que vive falando mal dos heróis, dizendo que o mundo não precisa deles. Enquanto isso, um vilão aparece para enfrentar o Capitão Marvel, um cara gigante chamado Macroman. Quando o Capitão Marvel chama o raio, o vilão explode e morre, então Billy Batston fica desacreditado de si mesmo, achando que matou o vilão. Mas isso também faz parte dos planos de Darkseid.

Outra frente é a criação do vilão Enxofre, um monstro gigante superpoderoso. Ele enfrenta Cósmico (da Legião dos Super Heróis) a Liga da Justiça (na época era a Liga Detroit) e os derrota. Depois disso a Liga acaba na revista mensal.

Enquanto isso, Godfrey fica inflamando as pessoas contra os heróis. Amanda Waller (primeira aparição dela é nessa revista) começa a montar seu novo Esquadrão Suicida. E Darkseid fica conversando com o Vingador Fantasma, que promete que os heróis da Terra vão se reerguer, porque Lendas nunca morrem.

Pessoas contra os super-heróis:

Lendas - um clássico da DC

As pessoas começam a ir contra os super-heróis. Vemos Besouro Azul, Guy Gardner e o Mutano sendo atacados. Batman e Robin também são hostilizados e Robin leva uma surra dos populares. O Presidente lança uma ordem executiva para proibir as atividades dos supers. E o Esquadrão Suicida derrota o Enxofre.

Enquanto isso, vários heróis são hostilizados pelo povo e pela polícia. Com o tempo o Godfrey vai pegando todo mundo com seu discurso. Eles querem linchar e matar heróis. Cada vez mais radicais, eles começam a ir até mesmo contra o presidente dos Estados Unidos. Então surge o Senhor Destino e começa a arregimentar heróis por todo o país. Chegam a tentar um golpe, mas o Caçador de Marte se passa pelo presida.

Godfrey começa a usar os cães de guerra. São robôs de Apokolips, pilotados pelos próprios humanos radicalizados, para caçar heróis. Bumerangue é capturado e ameaça entregar o Esquadrão Suicida, que precisa salvá-lo ou eliminá-lo. No meio do rolê o Tigre de Bronze é controlado pelo Godfrey.

Porradaria Final:

Os heróis se unem para enfrentar os Cães de Guerra. Billy volta a ser o Capitão Marvel e até o Robin ferido aparecem para lutar. Porque heróis não se rendem. No meio da treta a Mulher Maravilha aparece para ajudar. (Lembrando que, depois da Crise, a Mulher Maravilha foi rebootada e ainda não era conhecida no mundo dos homens). E daí começa uma porradaria final.

Godfrey perde quando aparecem crianças que não foram radicalizadas. Godfrey dá uma tapa na criança e isso deixa todo mundo puto. Além disso, ele tenta colocar o Elmo do Destino e se lasca com os poderes mágicos. Sem os efeitos mentais do Godfey, o povo volta ao normal. E aí a galera pensa em formar a nova Liga da Justiça. E daí começa a Liga da Justiça Internacional, também conhecida como Liga Cômica, ou liguinha.

Lendas - um clássico da DC

O que eu acho de Lendas?

Essa história é maravilhosa. Meio confusa porque se passa em uma época confusa, mas ainda assim uma boa história. Daqui sai a Liga Cômica e o Esquadrão Suicida. É uma história muito boa.

É comum dizer que a Liga Detroit acaba em Lendas e é durante essa época, mas não acontece na série. E isso fica confuso. A Liga é soterrada lutando contra o Enxofre, mas vai acabar mesmo por conta do Doutor Ivo, na revista própria.

A Mulher Maravilha e o Mutano têm suas próprias complicações cronológicas, mas não é aqui que elas vão ser resolvidas. O Senhor Destino é sempre um bom personagem em tretas contra o Darkseid. E ainda tem o Vingador Fantasma, que é um personagem interessante.

Eu adoro essa história. E adorei relê-la. Vale muito a pena.

No Brasil ela saiu em vários formatos. O mais recente foi em um encadernado da Eaglemoss chamado Lendas Darkseid. Vale muito a pena. Recomendo.

Lendas - um clássico da DC

Então é isso. Clássico de uma época que era para ser simples, mas ainda tinha confusões.
Adorei reler. Mas e você, já leu Lendas?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta