Watchmen, o filme animado – parte 1, resenha
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de quadrinhos e eu quero falar de um filme de gibi. Vou ser rápido porque não tem muita novidade em Watchmen, parte 1.
Who watches the Watchmen?
Watchmen é uma minissérie em quadrinhos dos anos 80 e teve papel importante em renovar o ponto de vista sobre os super heróis. É uma série bastante cínica e suja sobre como os supers são pessoas falhas e pouco podem fazer no mundo real, quando os líderes das grandes potências querem se explodir em pedacinhos. Sim, o gibi foi escrito e se passa durante a guerra fria.
Watchmen surge como um projeto para integrar os personagens da Charlton Comics que a DC havia acabado de comprar. Sombra da Noite, Besouro Azul, Pacificador, Peter Canon Thunderbolt, Mestre Judoca, Capitão Átomo e o Questão. Porém, a história era “adulta demais” e desconstruía tanto os personagens, que a DC deu mais liberdade para ele. Para criar novos personagens para essa obra. E daí ele cria uma mitologia totalmente nova de heróis quebrados e despedaçados.
Não vou falar da história toda (mesmo que eu nunca tenha resenhado Watchmen aqui), mas vou dar uma resumida. Nos anos 40 existiu um grupo de heróis chamado Minutemen. Um bando de gente sem poderes, fantasiados malucos saindo no soco com bandidos. O mais jovem deles era um cara chamado Comediante.
Agora:
Agora, em 1985, o Comediante é assassinado. Rorschach começa a investigar. O negócio é que nesse meio tempo, vários grandes eventos aconteceram: Os mascarados foram proibidos e a maioria se aposentou. Surgiu o Dr. Manhattan, um super-deus com poderes de verdade. E começou a guerra fria. O fim está próximo e as ogivas nucleares das grandes potências estão prestes a serem lançadas para destruir o mundo. E os supers não podem fazer nada.
Rorschach quer desvendar a morte do Comediante e acredita que alguém está matando os antigos mascarados. E a busca dele vai levar a uma série de eventos que eu não vou contar. Mas posso dizer que existem muitos segredos entre os anos 40 e os 80.
Watchmen é um clássico. Se não leu, procure para ler, porque é excelente. Se não quiser ler, assista a esses filmes animados. Teve um filme de 2009, mas eu não recomendo.
O que eu achei de Watchmen, o filme animado?
O filme em animação foi lançado esse ano, em 2024 e vai ser dividido em 2 partes. Eu assisti a primeira e vou fazer um breve comentário.
O filme bebe bem do gibi. Eu não notei grandes alterações (faz tempo que eu reli também), então parece que a obra está bem fiel. Gostei da animação, gostei das vozes e acho que é um bom material. Agora eu vou poder (se a parte 2 tiver a mesma qualidade) indicar essa grande história para alguém que não vai ler os quadrinhos de jeito nenhum.
Eu gostei, não vi grandes problemas. Não gostei muito da voz do comediante, achei muito brutona, menos alguém que está de gozação com a cara das pessoas. Pegaram mais leve na cena do estupro da Espectral (o Justiça Encapuzada chega antes). E isso eu achei uma mudança positiva. Vamos ver como vão resolver o final.
No geral eu gostei da adaptação. Não substitui o gibi, mas nem todo mundo vai ler o gibi. Então é isso aí que tem.
Então é isso. Animação legal e eu gostei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no threads e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.