Muhammed Sajid – ilustrações indianas

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de post de arte e eu trouxe um artista indiano. Pensando bem, acho que nunca tinha trazido arte indiana aqui antes. Entã vamos nessa com Muhammed Sajid.

Muhammed Sajid é um artista indiano de Kerala. Suas ilustrações são baseadas em elementos, personalidades, vestimentas e a cultura visual do seu povo. A vantagem dele trabalhar com arte digital é que ele pode pode trabalhar com cores fortes, que ele mesmo disse que adora em entrevistas.

“Tecidos e objetos ornamentados cercam figuras que olham diretamente para o espectador ou interagem com a flora e a fauna, e referências simbólicas à arquitetura e arte vernacular preenchem cada composição vibrante.”

Uma coisa legal é que ele se baseia em pessoas reais de sua terra natal.

“Algumas das peças que fiz nessa série mostram pessoas que são conhecidas e rostos da aldeia. Senti que ninguém dava muita atenção ao quão simples e bonitas eram suas vidas.”

Bem legal né.

Então vamos nessa com os trabalhos do Muhammed Sajid:

Eu adorei essas artes. A Índia tem uma cultura super rica, um monte de povos internos e mais de 1 bilhão de pessoas. É um mundo inteiro dentro do mundo. São tantos elementos que dá na gente um pouco de sensação de estranheza. Isso não é natural, é claro, mas fruto de que a gente consome muita arte europeia e norte-americana (que bebe da europa). Tem também a arte oriental que chega até nós pelos animes do japão e agora pelos doramas e a invasão cultural da Korea do Sul.

Mas Índia e China, que juntos tem mais de 2.5bi de pessoas, a gente tem pouco conhecimento. É doido né?

Mas não estou aqui para discutir colonização da arte. Então vou comentar as obras em si.

Adorei as mulheres que ele ilustras, elas são lindas e maravilhosas, mas sem cair em uma coisa de exotismo. Isso porque é ele falando do próprio povo e não a visão de fora.

Essa imagem com a borboleta é uma coisa linda.

Se quiser ver mais sobre o Muhammed Sajid, veja o instagram dele. Tem muita coisa legal.

Então é isso aí. Artista muito bom que eu adoro conhecer e trazer para cá.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

via Colossal

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta