Contretemps – curta de animação sobre TOC
Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de falar de curta metragens e eu trouxe um material novo e excelente. Trouxe um poderoso curta chamada Contretemps. Então vamos logo que tem muita coisa para falar.
Contretemps é um curta francês da Gobelins, que é uma escola de arte, e fala de um transtorno mental, no caso o OCD (Obsessive Compulsive Disorder), que aqui no Brasil chamamos de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
A forma como o TOC é simbolicamente representado de uma forma muito interessante no curta, então talvez fosse melhor assistir sem saber nada (como eu vi), mas eu preciso explicar. Isso porque é o modus operandi aqui do site. Não tem muito para onde correr. Então vamos lá.
A personagem protagonista, Anna, tem TOC e um pouco de crise de ansiedade também, então ela tem uma rotina controlada em sua vida, mantendo sua casa organizadinha. A irmã mora com ela, mas a irmão é meio bagunceira (mostram-se isso bem rapidinho).
O mundo dela é balançado quando a irmão esquece uma peça de instrumento em casa. A irmã dela toca, está indo para um recital (ou um teste, algo assim), mas deixa a peça cair em asa. Então a Anna precisa enfrentar seus medos e sair de casa para ajudar a irmã.
O curta é em francês, mas tem legenda em inglês se isso ajuda. Mas de qualquer forma dá para entender, porque são poucos os diálogos.
Então assista aí ao Contretemps:
Eu achei esse curta lindo. Primeiro eu achei a arte linda, inclusive foi por isso que eu assisti antes de ler a sinopse.
Eu acho interessante desse curta que ele trabalha com dois contrapontos muito interessantes. O primeiro é na arte, porque os monstros que ela enxerga seriam muito bem vindos em uma história de fantasia muito psicodélica (me lembra algo do tipo Ugly Americans ou Midnight Gospel), mas representam medos muito mundanos.
E a mesma coisa vale para a própria narrativa (a trilha acompanha), que vira um épico de aventura, quando na real é algo muito simples para a maioria das pessoas. Acho que isso funciona muito bem para ilustrar como a vida de pessoas com problemas psicológicos é complicada. Como é triste viver uma vida onde coisas simples são tão difíceis.
Então acho um curta muito bem feito e muito sensível com as pessoas que sofrem dessa condição. Não sei se reflete bem, porque não tenho a condição, mas acho respeitoso e bem bonito.
Ah sim! Também é um curta com muitos olhos. E todo mundo sabe que eu adoro olhos.
Então é isso. Um curta muito maneiro. Adorei.
Mas e você, o que acha?
Deixe sua opinião aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.
9 Resultados
coursework only degree https://courseworkninja.com/
coursework info https://writingacoursework.com/
coursework on a resume https://teachingcoursework.com/
coursework writer https://courseworkdomau.com/
date sites free for men https://free-dating-sites-free-personals.com/
free dating sites totally free https://onlinedatingsuccessguide.com/
raluka https://onlinedatinghunks.com/
personals free https://datingwebsiteshopper.com/
free woman paid debit video https://freedatinglive.com/