Echoes (série da Netflix) – resenha sem spoiler

Salve, salve, seres humanos da terra.
Hoje é dia de resenha, não era para ser essa exatamente, mas eu tive que reagendar umas coisas, então vamos nessa. Vamos falar de Echoes.

Echoes Netflix poster

Echoes – resenha sem spoiler:

Echoes é uma série de suspense da Netflix que estreou recentemente. A série toda se baseia em reviravoltas, então se decidir assistir depois dessa resenha, corra para não tomar spoilers.

A série tem como premissa duas irmãs gêmeas que ficam trocando de lugar. O problema começa quando uma delas desaparece. Essa é a sinopse.

Funciona assim: Gina e Leni são irmãs gêmeas que trocam desde criança. Mas de forma muito esporádica. Então elas se separam, cada uma vai viver a sua vida, se casam, uma delas tem uma filha e então elas têm a brilhante ideia (fortes doses de ironia) de trocar de lugar uma vez por ano.

No dia do aniversário elas fazem uma viagem e lá elas fazem seu ritual de trocar de corpo, checar as cicatrizes e ver se está tudo certo. Elas também mantêm um diário online onde elas contam tudo, para que as duas fiquem sabendo. Isso tudo vai sendo explicado durante a série.

Leni Desparecida:

A série começa mesmo, poucos dias antes de um desses aniversários. Gina (que é a Leni na verdade) recebe um telefonema: “A Leni (que é a Gina) está desaparecida”. Então ela volta para a cidadezinha no cu do mundo onde elas nasceram e começa a ajudar nas buscas.

Chegando lá Gina (Leni), descobre que a Leni (Gina) estava fazendo coisas sem contar para ela. E agora ela sumiu em algo que parecia ser um roubo de cavalos. Então a Gina começa a investigar e isso a leva até uma caverna onde a desaparecida deixou roupas e uma mensagem:

“Tô fora. Escolhe aí qual das duas você quer ser. Vazei. Valew, falow.”

Então a Leni (que estava de Gina), volta a ser Leni e inventa uma historinha para explicar o desaparecimento. Mas ainda fica a dúvida: “O que caralhos d’água a Gina aprontou no meu lugar? Porque ela sumiu? Quem que está roubando cavalos e para quê?”.

Isso é o final do primeiro episódio, então eu não considero spoiler. Isso é o setup da série.

Desenrolar sem spoilers:

Então a série segue esse suspense. A Gina está sumida e parece que ela é mais emotiva e mais doidona. A Leni está tentando descobrir o que ela andou aprontando. O Marido da Leni fica tentando não transar com a cunhada por acidente. A xerife, que é a melhor personagem, está investigando a parada. E tem a filha da Leni, que gosta de todo mundo e não está nem aí para nada.

A Leni, que é quem acompanhamos, tem uns flahsbacks que mostram que algumas merdas aconteceram na vida das irmãs, mas só vão ser reveladas aos poucos. Um incêndio, um afogamento, uma menina caindo de um lugar alto.

Ah sim, as gêmeas tem uma irmã cadeirante que odeia a Gina, mas ama a Leni. O porquê eu não vou contar.

E chega de falar. Não dá para passar daqui sem contar tudo.

Echoes tem 7 episódios de 40 e poucos minutos. E está na Netflix.

Echoes Leni

O que eu achei de Echoes?

Echoes é uma série da Netflix até o osso. Sinopse excelente, mas com uma execução sem muito brilho. O roteiro até é bom, mas o final deixa muito a desejar. Eu explico.

A série joga com o manual debaixo do braço. Ele planta pistas com os flashbacks da Leni (que não tem motivo para ter flashbacks) e essas pistas são resolvidas no caminho do final. Você pode pensar: “Nossa, que roteiro genial”, mas é um artifício bem clássico. Mesmo assim é bem feito (exceto o final).

Tem uma reviravolta bem no meio da série que é bem legal. Legal porque muda a perspectiva da história e reconta coisas que a gente já viu de uma forma diferente.

Então dá para dizer que metade da série, pelo menos até o ep 3, ou 4, a série é um grande “Ué? O que está acontecendo?” E depois do 5, a série vira um grande “ahh, então era isso”. De fato é muito bem feito, mas depois vem o final e caga tudo.

O final tem uma sequência inteira em uma cachoeira, mas todo o cenário em volta é feito em um Chroma Key mal finalizado horroroso. Dá para ver, sem nenhum esforço, que as personagens não estão ali. E daí a solução da coisa toda deixa muito a desejar. Todo o esforço para explicar algumas coisas é esquecida e o último episódio vira uma sequência de clichês de filme de espionagem metidos a espertinho.

Concluindo:

No geral a série é legal e envolvente, especialmente por conta da atuação da Michelle Monaghan que faz as gêmeas. Mas agora, pensando na história como um todo, o último episódio compromete a série inteira.

Tem um episódio lá pelo meio onde a coisa do roubo dos cavalos é levada muito a sério e é bem chatinho também. Acho que é o 4.

Tem um personagem que é um escroto, mas é retratado como “Ai, meu crime é amar demais. Sou legal”. E isso me fez achar o final bem covarde e cansado.

Então concluindo: Bom suspense. Final ruim. Boas atuações. Final ruim mesmo.

Até recomendo, porque é interessante enquanto você está assistindo e tal. Mas não crie muita expectativa não.

echoes trailer

Então é isso. Echoes é um pouco decepcionante, mas nem tanto.
Mas e você, tem um irmão gêmeo?
Comente aqui na área de comentários.
Curta a fanpage, siga no twitter e no instagram.
Compartilhe esse post.
Um abraço.
E tchau.

Vulto

Desprezível.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Miranda Zero disse:

    Se o final é tão ruim assim, acho que vou deixar para lá. Sem tempo irmãozinho

  1. 2 fevereiro, 2023

    […] uma história clássica de troca de gêmeos, mas com uma tragédia no meio. Gostei […]

Deixe uma resposta